Cisnes e sua dieta

Escrito por henrietta padgett | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cisnes e sua dieta
Cisnes-brancos (swan image by apeschi from Fotolia.com)

Os cisnes são conhecidos como animais bonitos e graciosos. Frequentemente, as pessoas veem essas aves e querem alimentá-las, ou até mesmo criá-las por conta própria. Mas os cisnes têm uma dieta bem especializada, que desempenha um papel importante na saúde e bem-estar gerais deles. Então, é importante saber o que eles comem e o que não comem antes de tentar alimentá-los.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de cisnes

Há seis tipos de cisnes, que vivem na maioria dos continentes do mundo (não existe nenhum na África ou na Antártica). A vasta maioria das espécies de cisnes (quatro delas) vive no hemisfério norte, com as outras duas espécies vivendo na América do Sul e Austrália. As seis espécies são o cisne de tundra, o cisne-negro, o cisne-trombeteiro, o cisne-de-pescoço-preto, o cisne-bravo e o cisne-branco. O negro e o de pescoço negro são as duas espécies que vivem no hemisfério sul.

Dieta silvestre

Embora haja diferentes espécies de cisnes, todos eles têm uma dieta muito parecida. Na natureza, os cisnes adultos são quase completamente herbívoros. Eles preferem comer plantas aquáticas, arrancando-as da água usando seus longos pescoços. Algumas plantas que eles gostam são a "duck potato" e a elódea. Às vezes eles comem insetos, embora estes desempenhem um papel menor em seus hábitos alimentares. Eles também gostam de cereais, e às vezes se tornam pragas ao destruírem as culturas com seus grandes pés.

Alimentação humana

Em parques e outras áreas frequentadas por pessoas, os cisnes frequentemente se acostumam a ser alimentados por humanos, e podem até considerar essas ofertas como seus alimentos primários. Os alimentos dados aos cisnes devem ser quebrados em pequenos pedaços. O melhor alimento depende da época do ano. Quando está frio, eles preferem vegetação, como espinafre, alfafa e brócolis. Nos meses mais quentes, quando os cisnes conseguem encontrar as plantas por conta própria, eles gostam de coisas como pipocas, arroz multigrãos e legumes.

Dieta dos mais jovens

Os cisnes jovens, chamados cisnes novos, têm uma dieta mais rica em proteína que seus pais. Com frequência, esses jovens veem nos insetos e pequenos gafanhotos sua principal fonte de alimento. Depois de cerca de um mês, eles começam a comer mais como uma ave adulta. Começam a forragear em busca de plantas e grãos, e deixam para trás o consumo de tudo, menos dos insetos ocasionais.

Alimentos perigosos

Há alguns alimentos que os cisnes não devem comer, e que os humanos costumam oferecer a eles. É uma atividade muito comum para as pessoas, especialmente para quem tem filhos pequenos, passar a tarde alimentando os cisnes com pedaços de pão. Isso pode causar problemas estomacais às aves. Outros alimentos que não devem ser dados aos cisnes incluem alimentos assados ou processados. É melhor dar produtos naturais a eles, para ficar mais próximo da dieta natural.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível