on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como citar o trabalho autônomo no currículo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A experiência do trabalho autônomo pode aprimorar seu currículo, quer você esteja procurando por um emprego regular, quer esteja procurando por novos clientes para o seu negócio. De modo geral, você dará aos cargos para autônomos as mesmas informações que daria para cargos em outras empresas. Onde você deve colocar as informações no seu documento dependerá de se você está escrevendo um currículo cronológico, funcional ou a combinação de ambos .

A experiência como autônomo é uma informação válida para o currículo (AndreyPopov/iStock/Getty Images)

Escreva o título do cargo

Inclua o nome do seu negócio, a cidade e o estado em que você trabalhou e o período em que você foi autônomo. Evite dizer simplesmente "autônomo". Ao invés disso, escolha palavras como "proprietário", "consultor" ou "contratante" para descrever seu cargo. Se o nome do seu negócio não demonstra claramente o tipo de trabalho que você realizou, inclua essa informação no título. Por exemplo, você pode dizer "Contratante de instalação de cabos" ou "Consultor estratégico para pequenos negócios".

Loading...

Acrescente suas funções e conquistas

Concentre-se no que você realizou, não somente nas tarefas que você executou. Não há problema em fornecer uma lista de funções. Na verdade, se sua profissão inclui habilidades técnicas, é importante incluí-las. Mas muitos itens da sua lista devem focar em como você aperfeiçoou o negócio de um cliente, alcançou ou ultrapassou expectativas ou achou maneiras de inovar ou ser mais eficiente. Seja específico ao descrever o seu trabalho. Por exemplo, ao invés de dizer que você melhorou a presença de um cliente nas redes sociais, liste as plataformas que você escolheu e o que você fez em cada uma delas. Dê dados quantificáveis se for possível. É sempre melhor dizer que você aumentou o número de respostas positivas ao telemarketing em uma porcentagem específica do que simplesmente dizer que você as melhorou. Você também pode adicionar uma pequena lista de clientes.

Acrescente as "outras coisas"

Se você adquiriu certificados, ganhou prêmios, participou de comitês ou ocupou um cargo ou foi membro de uma organização profissional, adicione essas conquistas na seção apropriada do seu currículo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...