×
Loading ...

Como citar corretamente um filme em um trabalho acadêmico

Atualizado em 17 abril, 2017

Os filmes podem ser uma ótima fonte de pesquisa para os seus trabalhos. Sempre que você citar o título de um filme, você precisará fazê-lo tanto no texto quanto em uma página de Referências ao final do trabalho. Citar um filme é um pouco diferente de citar um livro ou artigo, pois você precisa informar também o diretor e a produtora.

Instruções

Dê os devidos créditos ao talento envolvido na produção de um filme (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Coloque o título do filme em itálico ou negrito sempre que você mencioná-lo no corpo do trabalho.

    Loading...
  2. Após a primeira menção do título, inclua, dentro de parênteses, o sobrenome do diretor e o ano de lançamento do filme separados por uma vírgula. Por exemplo: "Pacto de Sangue (Wilder, 1944) serve como um exemplo do estilo cinematográfico conhecido como noir."

  3. Um método alternativo de citação é mencionar o nome do diretor e o ano de lançamento na primeira vez em que você se referir ao filme. A sentença do passo 2 também poderia ser escrita como: "O lançamento de 1944 do diretor Billy Wilder, Pacto de Sangue, serve como um exemplo do estilo cinematográfico conhecido como noir."

  4. Coloque o filme na página de Referências ao final do trabalho utilizando o formato: "Título do filme [em itálico]. Nome completo do diretor. Nome completo do produtor. Produtora, Ano de lançamento. Formato."

    Usando o filme Pacto de Sangue como exemplo, a referência seria:

    "Pacto de Sangue. Direção de Billy Wilder. Produção de Joseph Sistrom. Paramount Pictures, 1944. DVD."

Loading...

Dicas

  • Ainda que o eHow não suporte textos em itálico ou negrito, lembre-se de sempre colocar o título do filme em itálico ou negrito.

Referências

Loading ...
Loading ...