Como citar experiência como voluntário em um currículo

Escrito por peyton brookes | Traduzido por rodrigo castilhos
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Como citar experiência como voluntário em um currículo
Você pode transformar sua experiência voluntária em habilidades de trabalho atraentes (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Começar ou trocar de emprego pode ser um desafio — especialmente se você não tem muita experiência. Cargos não remunerados, incluindo o trabalho voluntário, podem incluir habilidades úteis, tanto nas áreas técnicas quanto nas áreas humanas, tais como computação, experiência de liderança e comunicação. O voluntariado também exige certo nível de compaixão e revela uma atitude orientada ao serviço. Muitos empregadores apreciam as ações realizadas pelos voluntários, especialmente se essas estiverem ligadas ao ramo da empresa ou as funções do trabalho. Cite sua experiência voluntária para adicionar outro nível de experiência ao seu currículo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

    Elaborar a informação

  1. 1

    Reúna as informações sobre o seu trabalho voluntário, incluindo as habilidades, valores e experiência adquiridas, bem como o nome da organização, localização, informações para contato e tipo de projeto.

  2. 2

    Escreva um breve parágrafo explicando de que maneira a sua experiência como voluntário se relaciona à sua meta profissional. Por exemplo, se liderou uma pequena equipe, se contribuiu com um boletim informativo ou se ensinou um grupo de pessoas, transforme essa experiência em habilidades valiosas para o trabalho que tenha em vista. Utilize esse parágrafo como ajuda para formular respostas às perguntas da entrevista referentes as suas habilidades e para escrever o seu currículo e sua carta de apresentação.

  3. 3

    Escolha um modelo de currículo ou abra um documento em branco no seu processador de texto. Digite seu nome e informações de contato na parte superior do currículo. Destaque o tipo de fonte no seu nome usando as opções de formatação, como negrito ou um tamanho de fonte maior. Coloque suas informações de contato com a mesma fonte e tamanho que você pretende utilizar no resto do currículo.

  4. 4

    Escolha o tipo de currículo que melhor se aplica ao seu histórico de trabalho, educação e experiência. O currículo cronológico cita sua experiência de trabalho em primeiro lugar, seguido pelo trabalho voluntário, educação e prêmios recebidos. Pessoas com experiências de trabalho relevantes e recentes normalmente usam o formato cronológico. O currículo funcional cita a experiência em um conjunto de habilidades, seguidos pela experiência de trabalho. O formato funcional oferece uma oportunidade de ressaltar o trabalho voluntário e suas habilidades.

    Currículo cronológico

  1. 1

    Insira uma seção chamada "Meta profissional", "Foco da carreira" ou "Perfil profissional". Inclua uma breve introdução sobre seus objetivos na carreira ou sobre o posto almejado.

  2. 2

    Descreva sua experiência de trabalho logo abaixo da seção "Meta profissional". Comece do seu trabalho mais recente para o seu trabalho mais antigo. Faça uma breve lista de suas responsabilidades. Para uma cargo atual, utilize frases no tempo presente. Use frases no tempo passado para cargos anteriores.

  3. 3

    Insira uma nova linha abaixo da sua experiência de trabalho. Chame essa seção de "Experiência como voluntário". Digite seu nome e o endereço da organização na qual você foi voluntário. Inclua um resumo sobre as funções realizadas.

  4. 4

    Insira uma nova seção chamada "Educação". Cite a graduação, a universidade ou faculdade, os anos cursados e o endereço da instituição.

  5. 5

    Adicione qualquer premiação ou outra realização abaixo da seção educação.

    Currículo funcional

  1. 1

    Insira o objetivo ou a meta da sua carreira.

  2. 2

    Escreve as suas qualificações. Essa seção deverá abordar diretamente as exigências do cargo. Inclua as suas melhores habilidades.

  3. 3

    Insira sua experiência profissional, incluindo cargos de voluntário. Poderá nomear as posições de voluntariado executadas ou as suas funções. Por exemplo, para cuidados com crianças, crie uma categoria chamada "assistente de professor" ou "cuidados infantis" e liste suas habilidades nesse cargo.

  4. 4

    Insira a educação, premiações e outras realizações na parte superior do currículo.

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