Como citar obras traduzidas?

Escrito por dee benjamin | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como citar obras traduzidas?
Os estilos de citações mais comuns incluem MLA, APA e Chicago (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Em trabalhos de pesquisa escolares e universitários, a citação correta de fontes é muito importante. A omissão de fontes e citações pode levar a plágio e notas baixas. Em artigos escolares, no Brasil, as normas técnicas da ABNT são as mais utilizadas, mas as da MLA, APA e Chicago também são empregadas. Nesses métodos, a citação de um único autor original é mais direta, mas fica mais difícil se o livro for uma tradução.

Nível de dificuldade:
Fácil

O que você precisa?

  • Programa de processamento de texto

Lista completaMinimizar

Instruções

    Associação de Línguas Modernas (MLA)

  1. 1

    Digite o sobrenome e número da página do autor original entre parênteses para citações dentro do texto.

  2. 2

    Prepare uma página de referências para o estilo MLA. Para referenciar a obra, digite o sobrenome do autor original, insira uma vírgula, depois digite o primeiro nome e a inicial do meio. Inclua um ponto final. Insira o título completo do trabalho, seguida de ponto. Em seguida, digite "Trad" (para obras em português) ou "Trans" (para obras em inglês) e escreva o nome completo do tradutor e digite um ponto. Inclua a localização e nome do editor separados por dois pontos. Coloque uma vírgula após o nome. Finalmente, inclua o ano de publicação.

  3. 3

    Referencie o livro de Juan Rulfo, "The Burning Plain and Other Stories", da seguinte maneira: Rulfo, Juan. The Burning Plain and Other Stories. Trans. George D. Schade. Austin: University of Texas Press, 1971. Sublinhe o título do livro.

    Associação Americana de Psicologia (APA)

  1. 1

    Inclua as citações dentro do texto, digitando o sobrenome do autor original, seguido por uma vírgula e, em seguida, a abreviatura "p." e o número da página da citação. Coloque toda a citação entre parênteses.

  2. 2

    Crie uma página de referência das obras citadas. Digite o nome do autor original, seguido por uma vírgula e as iniciais do primeiro e segundo nome. Digite um ponto. Coloque o ano de publicação entre parênteses. Insira o título completo do livro. Entre parênteses, escreva o nome completo do tradutor seguido por uma vírgula e pelo termo "Trans" ou "Trad". Digite outro ponto fora do parêntese. Insira a localização e nome do editor separados por dois pontos. Por fim, digite "Trabalho original publicado" ou "Original work published", para obras em inglês, e inclua a data correta. Feche o parênteses e digite um ponto.

  3. 3

    Formate a citação destacando com sublinhado ou itálico o título do livro. Livros devidamente formatados seguem este exemplo: Rulfo, A. (1971). The Burning Plain and Other Stories. George D. Schade, Trans.). Austin: University of Texas Press. (Original work published 1967).

    Manual de estilo Chicago

  1. 1

    Use notas de rodapé ou notas de fim para citar informações dentro de um artigo. Digite o nome completo do autor original, seguido por uma vírgula e o título completo do livro. Insira "trans" ou "trad" e nome completo do tradutor. Coloque a localização do editor, dois pontos, e o nome do editor entre parênteses e inclua uma vírgula fora dos parênteses. Acrescente o número da página. Uma nota de rodapé devidamente citada, de acordo com esse estilo, ficaria assim: 1. Juan Rulfo, The Burning Plain and Other Stories, trans. George D. Schade (Austin: University of Texas Press, 1971), 62-63.

  2. 2

    Após a primeira citação, a nota pode ser reduzida em referências adicionais à mesma fonte. Inclua o último nome do autor original, seguido por uma vírgula, uma versão abreviada do título, seguido por uma vírgula e o número da página.

  3. 3

    Coloque o título da obra em itálico e numere cada entrada em ordem crescente.

  4. 4

    Criar uma página de referências. Inclua o último nome dos autores originais, seguido por uma vírgula e o primeiro e segundo nomes. Digite o título completo do livro em itálico. Digite "Traduzido por" ou "Translated by" (se a obra for em inglês) e inclua o nome completo do tradutor. Por fim, digite o local de publicação, seguido de dois pontos, o nome da editora, seguido por uma vírgula e o ano de publicação. Por exemplo: Rulfo, Juan. The Burning Plain and Other Stories. Translated by George D. Schade. Austin: University of Texas Press, 1971.

Dicas & Advertências

  • Sempre organize as obras citadas por ordem alfabética.
  • Se não souber a data de publicação do trabalho, escreva "S.d" ou "n.d" (em inglês)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível