×
Loading ...

Como fazer uma claraboia

Atualizado em 23 março, 2017

As claraboias são janelas nos telhados que permitem a entrada de luz solar em um ambiente. A instalação de uma claraboia caseira envolve o cortar o telhado para instalar as partes da nova estrutura, instalar gesso acartonado e fazer o acabamento da parte inferior do teto da claraboia. Para a instalação de uma claraboia serão necessários uma claraboia, papelão betumado, pregos galvanizados para telhado, rufos de remante e gesso acartonado. Além disso, você precisará de um martelo, uma tesoura de latoeiro, um estilete, um pé de cabra liso e uma serra circular.

A instalação

Siga todas as instruções fornecidas pelo fabricante para evitar vazamentos no futuro. Siga as especificações para fazer a abertura no teto onde deseja instalar a claraboia.

Primeiramente, faça um buraco da parte de dentro da casa e, em seguida, suba no telhado com uma serra circular para fazer a abertura. Instale os cabeçotes perpendicularmente às juntas de ligação. Para fazer a abertura do telhado, utilize o estilete para cortar as telhas a aproximadamente 8 cm da abertura nos quatro lados. Posicione a claraboia no meio da abertura e prenda-a com parafusos ou pregos.

Pegue as tiras de papelão betumado cortadas com 20 cm de largura e deslize-as por baixo das telhas, primeiro com as tiras inferiores, depois as laterais e, por último, a superior. Em seguida, será instalado o único pedaço da parte inferior do rufo enrolando-o ao meio envolta da claraboia e posicionando-o em cima das telhas; prenda-o posicionando os pregos para telhado na claraboia horizontalmente.

Deve-se deslizar as peças individuais de rufos por baixo das telhas e sobrepô-las em cerca de 10 cm antes de pregá-las na claraboia. Elas evitam que a água passe entre a claraboia e o rufo; lembre-se de prender primeiro a peça inferior.

Em seguida, prenda as peças laterais e depois a cabeça do rufo deslizando-a por baixo do telhado e, posteriormente, prendendo-o à claraboia. Também é possível colocar acessórios na claraboia para controlar a quantidade de luz, bem como o calor produzido por ela.

Para manter o ambiente escuro, é possível utilizar cortinas de black-out, que bloqueiam uma boa quantidade de luz solar, ajudando, também, na redução dos gastos com refrigeração do ambiente. A instalação de pequenas persianas de alumínio no banheiro também funciona, porque elas são ideais para áreas úmidas. Além disso, pode-se comprar persianas que sejam controladas por controles remotos ou até mesmo instalar uma claraboia que abra para deixar o ar quente sair.

Loading...
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...