Clareador de pele para cicatrizes

Escrito por kristen r. price | Traduzido por barbara almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Clareador de pele para cicatrizes
Produtos para clareamento de pele podem ajudar a melhorar a aparência das cicatrizes (Skin care. Beauty. image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Uma das características mais maravilhosas do corpo humano é a sua capacidade de curar-se. Infelizmente, o processo de cicatrização de queimaduras, abrasões, cirurgias, cortes e até acne pode deixar cicatrizes feias na pele. Existem muitos tratamentos disponíveis no mercado para cicatrizes na pele. Entre eles, são populares o clareamento ou branqueamento da pele.

Outras pessoas estão lendo

Cicatrizes na pele

Para entender como tratar uma cicatriz, é necessário primeiramente entender como a cicatriz se forma. A gravidade de uma cicatriz depende da profundidade da lesão na pele. Cortes e abrasões que lesionam a epiderme - camada superior da pele - vão como esperado resultar em cicatrizes que são menos graves que lesões na derme - camada grossa intermediária da pele. À medida que cicatriza, a pele produz camadas de fibras colágenas que se formam sobre a ferida, resultando em um tecido descolorido, conhecido como cicatriz.

Tratando cicatrizes

Mesmo depois que um corte, abrasão ou lesão tenha sido curado e uma cicatriz tenha se formado, a pele continua a alterar, uma vez que produz mais colágeno e repara os vasos sanguíneos em torno da lesão. Por causa disso, as cicatrizes desaparecem e se achatam ao longo do tempo.

Embora seja impossível apagar uma cicatriz completamente, existem tratamentos disponíveis para melhorar sua aparência. Cremes, peelings e microdermoabrasões podem clarear a aparência de cicatrizes mais superficiais, enquanto cicatrizes mais profundas podem exigir terapia com laser ou cirurgia reparadora.

Clareador de pele

Agentes de clareamento e branqueamento da pele têm sido usados tradicionalmente para tratar tais condições como hiperpigmentação, sardas, lentigo, manchas de idade e danos causados pelo sol. Da mesma maneira, o clareamento de pele pode ser usado para tratar a descoloração da cicatriz; no entanto, ele vai ter pouco efeito na textura da área com cicatriz.

Como agentes de clareamento de pele funcionam

As formas mais comuns de tratamentos de clareamento de pele incluem um ingrediente ativo de hidroquinona ou ácido glicólico. Quando a pele sofre um trauma e produz uma cicatriz, a produção excessiva de melanina pode causar hiperpigmentação da área. Agentes de clareamento branqueiam a pele selecionando a tirosinase, enzima que provoca a produção de melanina. A tirosinase também é responsável pela cor do cabelo e dos olhos.

Riscos de clareamento de cicatriz

Uma vez que agentes clareadores vão clarear a área da pele tratada, eles só devem ser aplicados sobre a cicatriz. Além disso, o clareador só deve ser usado até que a cicatriz corresponda à pele circundante, pois o uso prolongado vai deixar a cicatriz irregularmente branca.

Atualmente, a FDA aprovou apenas a solução de hidroquinona de até dois por cento a ser vendida no balcão. Concentrações maiores, até quatro por cento, só podem ser prescritas por um médico e devem ser usadas com cautela.

Usuários de hidroquinona e ácido glicólico de alta concentração podem sentir irritação e queimação na pele com o tratamento. Os pacientes devem informar seus médicos sobre qualquer efeito colateral negativo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível