Mais
×

Como clarear jogos de cama amarelados feitos de linho

Jogos de cama antigos feitos de linho são delicados e não podem ser lavados da mesma maneira que lençóis novos. Alvejantes e outros produtos químicos pesados podem danificar tecidos antigos, arruinando-os. Felizmente, há várias outras maneiras de limpar lençóis de linho amarelados sem danificar as fibras do tecido ou causar problemas adicionais.

Preserve lençóis antigos feitos de linho com métodos de clareamento antigos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Removedor de manchas

Misture 1/4 de xícara de sabão em flocos com água morna em um balde grande. Adicione 1/4 de removedor de manchas líquido na água e mexa bem. Coloque os lençóis e deixe de molho por três dias. Substitua a água duas vezes por dia. Não adicione mais removedor de manchas ou sabão. Enxágue o tecido até que a água saia bem clara. Retire o excesso de umidade entre duas toalhas. Estenda o tecido ao sol e deixe secar completamente.

Água e sal

Misture 1/4 de xícara de sal marinho em 3,7 L de água quente. Coloque o lençol de molho nessa mistura por dois dias. Adicione 1 xícara de vinagre branco outros 3,7 L de água quente. Enxágue o tecido na mistura de água e vinagre, e então lave mais duas vezes com água limpa. Retire o excesso de umidade entre duas toalhas e estenda ao ar livre para secar ao sol.

Suco de limão

Leve uma panela grande ao fogo, cheia de água. Corte dois limões em fatias e coloque-os na água. Quando levantar fervura, desligue o fogo e coloque o lençol na panela. Tampe e deixe de molho de um dia para o outro. Retire o lençol e lave-o com sabão neutro e água morna. Enxágue com água limpa. Retire o excesso de umidade entre duas toalhas e deixe secar ao sol.

Soro de leite

Misture um litro de soro de leite, uma colher de sopa de suco de limão e 3,7 L de água em um balde. Adicione o lençol à mistura e deixe de molho por 24 horas. Enxágue em água fria até a água ficar bem clara e o lençol amolecer. Retire o excesso de umidade entre duas toalhas. Pendure o tecido do lado de fora em um varal para secar, se for pequeno, ou estenda-o sobre uma superfície limpa, se for grande e pesado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article