Mais
×

Como clarear paredes internas de tijolo exposto que estão seladas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Dependendo da cor, tijolos expostos no interior de uma casa podem escurecer um cômodo, criando um visual apagado e sem graça que não combina com estilos de decoração modernos. Caso você ainda goste da ideia de ter paredes de tijolo, mas prefira uma aparência mais clara, é possível iluminar a superfície através da aplicação de tinta lavada. Os tijolos podem ser clareados com a aplicação de tinta diluída, iluminando o cômodo no processo. Contudo, antes de começar, será necessário remover o selante existente dos tijolos para expor seus poros e permitir a absorção da tinta.

Instruções

Clareie as paredes de tijolo para dar a impressão de um cômodo com mais espaço (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Cubra a superfície da parede de tijolos com um solvente de tintas a base de citrus para dissolver o selante aplicado sobre eles. Passe o produto no lugar utilizando um pincel, tomando o cuidado de aplicá-lo nas linhas de argamassa entre os tijolos e nas superfícies. Deixe o produto agir por cerca de 10 minutos para que possa penetrar no selante, e depois, remova-o da parede com um pano.

  2. Limpe a parede de tijolos com uma solução de sabão e água, adicionando sabão em um balde de água morna, apenas o suficiente para formar espuma. Utilize uma esponja para aplicar a mistura e limpe de cima da parede para baixo. Em seguida, enxágue com água limpa. Espere os tijolos secarem por cerca de seis horas.

  3. Dilua tinta a base de água em uma bandeja até obter uma mistura de 50%. Utilize tinta branca para clarear tijolos brancos ou bege clara para clarear tijolos marrons. Misture a água na tinta com um palito de madeira.

  4. Pegue um pano limpo e molhe-o com a mistura de tinta. Esprema o excesso, até que ela pare de pingar. Utilize o pano com o produto para pintar os tijolos, deixando que os poros da parede absorvam a tinta. Cubra-os uniformemente para obter o mesmo tom em toda a superfície. Aplique a tinta até obter a cor desejada, e depois, deixe a parede secar durante a noite.

  5. Passe uma nova camada de selante sobre os tijolos para criar uma proteção resistente à água para os tijolos, evitando manchas ou novos desbotamentos da cor devido à exposição à luz. Deixe o selante secar durante 48 horas antes de tocar a parede.

Aviso

  • Abra todas as janelas e portas durante a remoção do selante e o processo de pintura para aumentar a ventilação no cômodo.
  • Utilize luvas de borracha, óculos de proteção e uma máscara durante o processo para evitar contato ou inalação dos produtos químicos perigosos.

O que você precisa

  • Removedor de tintas
  • Pincel
  • Panos
  • Esponja
  • Sabão
  • Balde
  • Tinta para interiores a base de água
  • Bandeja para tintas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article