Mais
×

Como clarear persianas brancas amareladas pelo sol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A persiana branca começa a amarelar quando o PVC dentro do plástico é exposto à radiação ultra-violeta do sol. Com o tempo, os raios solares atingem o PVC, resultando em persianas frágeis e desbotadas. Para clarear as manchas é preciso utilizar produtos que não danifiquem o plástico fragilizado e restaurem a coloração das persianas o mais próximo possível do original.

Instruções

Utilize alvejante para clarear persianas manchadas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Retire qualquer poeira ou sujeira das persianas com um retalho. Feche a cortina para limpar melhor, e posicione uma mão por trás da persiana para estabilizá-la. Comece de cima para baixo, deslizando o retalho para frente e para trás.

  2. Encha um balde com água morna e duas colheres de sopa de detergente suave. Molhe uma esponja com a solução. Esfregue cada persiana separadamente, começando de cima, removendo qualquer mancha ou sujeira remanescente.

  3. Jogue fora a solução com sabão e lave bem a esponja. Encha o balde com água limpa. Adicione uma xícara de alvejante.

  4. Molhe a esponja na solução de alvejante e esfregue-a na persiana. O alvejante eliminará qualquer fungo e reduzirá a aparência amarelada do plástico.

  5. Jogue fora a solução com alvejante e encha o balde novamente com água limpa. Molhe a esponja na água e esfregue a persiana para remover o alvejante. Certifique-se de limpar cada persiana, removendo o produto químico completamente.

  6. Seque o plástico com um pano limpo. Abra a persiana para secá-la completamente.

Dicas

  • Coloque uma toalha no chão por baixo da persiana durante o processo.

O que você precisa

  • Retalho
  • Balde
  • 2 colheres de de sopa de detergente suave
  • esponja
  • 1 xícara de alvejante
  • Pano limpo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article