Mais
×

Como clarificar cera de abelha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A cera de abelhas é uma cera natural extraordinária, muito utilizada em diversos produtos e industriais. Ela é produzida como um bioproduto do processo de fabricação de mel por abelhas operárias fêmeas. Durante a utilização e reutilização da cera de abelha, ocasionalmente é necessário clarificá-la para remover restos e matéria particulada indesejada. A maneira correta de atingir esse objetivo é através de um procedimento de vários passos de filtração e dranagem, mas sem aquecer excessivamente a cera.

Instruções

Como clarificar cera de abelhas para a reutilização em artesanatos de velas ou cosméticos. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque a cera de abelhas proveniente dos restos do favo e os resíduos de vela em uma panela grande de aço inoxidável.

  2. Encha a panela com água suficiente para que a cera comece a flutuar.

  3. Coloque a panela sobre o fogão e aqueça a mistura até a água ferver. A cera de abelhas começará a derreter.

  4. Diminua a intensidade do fogo para nível médio e cozinhe a mistura até o derretimento completo de toda a cera.

  5. Utilize uma escumadeira ou uma peneira para remover os restos flutuantes.

  6. Faça uma tela de cera colocando um pano queijeiro dobrado ao meio dentro do escorredor de macarrão, cobrindo toda a superfície perfurada. Coloque clipes para papel ao redor da borda do escorredor para segurar o pano.

  7. Despeje a cera de abelha quente dentro do escorredor e permita que ela penetre no pano. Pode ser necessário repetir o procedimento se parte da cera endurecer antes de passar por ele.

  8. Permita que a cera solidifique no recipiente onde ela caiu após ser filtrada pelo pano. Remova os pedaços de cera de abelha e descarte o líquido.

  9. Reaqueça a cera em banho maria para derretê-la. Tenha cuidado para não deixá-la ferver ou criar bolhas.

  10. Despeje a cera de abelhas derretida em um filtro. Caso não tenha um, é possível utilizar uma meia-calça drapeada em uma chaleira grande ou em uma jarra de plástico cortada. A cera resultante, após filtrada, agora está completamente clarificada e pronta para o uso.

Dicas

  • Monitore qualquer mudança na cor da cera enquanto você a clarifica e ajuste as temperaturas e tempos para repetir o processo no futuro.

Aviso

  • A cera de abelhas é extremamente inflamável quando aquecida acima de 184 graus.
  • Use luvas e óculos de proteção quando estiver trabalhando com esse material.

O que você precisa

  • Cera de abelhas
  • Panela grande de aço inoxidável
  • Escumadeira
  • Pano queijeiro
  • Escorredor de macarrão
  • Clipes de alumínio
  • Panela em banho maria
  • Meia-calça
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article