on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que fazer se o som do seu clarinete estiver chiado

Atualizado em 20 julho, 2017

Um clarinete chiado pode ser o resultado do uso de técnica inapropriada. Para remover o chiado, você deverá aprender como utilizar a embocadura corretamente para evitar o escapamento de ar pelos lados do instrumento e pelos cantos da sua boca. Além disso, verifique se a palheta do instrumento está em boas condições. Na maior parte dos casos, uma respiração adequada melhora a afinação e permite que você toque adequadamente sem escapamento de ar.

O clarinete deve ser tocado corretamente para que o som seja emitido de forma adequada (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Respiração

Respire adequadamente inspirando profundamente com o diafragma. A respiração diafragmática envolve encher os pulmões de ar expandindo os músculos do diafragma. Isto fará com que você tenha um suporte melhor para tocar o clarinete. Ao respirar corretamente você deverá sentir a expansão das suas costelas, estômago e até das costas. Pratique a inspiração em quatro tempos e a expiração em seis tempos para aprender a controlar o fluxo de ar.

Loading...

Posição da língua

Posicione a sua língua de forma a fazer o formato da letra "K". Perceba como a língua se curva na parte de trás da boca com a ponta encostando nos dentes de baixo. Você pode também dizer a palavra "qui" se tiver problemas em formar a posição da língua. Isto ajudará você a aumentar a velocidade do fluxo de ar criando um gargalo na garganta, aumentando desta forma a potência sonora. Pratique mantendo esta posição e tocando notas longas para aumentar a velocidade do ar.

Embocadura

Crie uma vedação na boquilha do instrumento com os seus lábios. Geralmente, uma embocadura inadequada é o motivo por trás da falha na emissão do som. Se o ar estiver escapando pelos cantos da boca, a eficiência do som será reduzida. Para formar a embocadura, imagine que você está tomando algo com um canudo. Os músculos utilizados nesta atividade são os mesmos da embocadura. Os seus dentes superiores devem encostar levemente na ponta da boquilha. Os seus lábios devem cobrir a distância de não mais do que um polegar.

Exercícios

Toque músicas longas em escalas maiores para melhorar a qualidade do seu timbre. Cada nota da escala deve ser mantida durante quatro tempos, em um metrônomo marcando 60 batidas por minuto. Continue por toda a extensão da escala, aumentando a velocidade do ar nas notas mais agudas e diminuindo nas mais graves. Isto irá assegurar que você desenvolva uma embocadura consistente, capaz de manter notas fortes e precisas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...