×
Loading ...

Do clássico ao tosco: 20 filmes essenciais de Natal

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Introdução

Você goste ou não, o Natal está chegando. Os típicos jingles tocam nas lojas e nas rádios, as luzinhas estão piscando sem parar e as ruas estão cheias de consumidores carregando sacolas de presentes. Se quiser entrar no clima desta época sem sair de casa, existem ótimos filmes natalinos que poderão garantir a sua diversão. Tem comédia, horror, romance, ação e muito mais. Prepare um refresco e estoure pipocas. Vem aí uma lista com os 20 melhores filmes de temática natalina para Papai Noel nenhum botar defeito!

Courtesy of 20th Century Fox

20. Esqueceram de Mim

A violência cartunesca que o pequeno Kevin Macallister destina aos ladrões azarados Harry e Marv em "Esqueceram de Mim" ainda rende boas risadas, mesmo 20 anos depois do lançamento do filme. Após ter sido esquecido em casa por sua enorme família, o menino de oito anos precisa defender-se dos ladrões por conta própria. Para isso, ele cria uma câmara de tortura digna do mais cruel inquisidor espanhol, com direito a queimadores de escalpo, empalação com pregos e latas de tinta na cara. Foi o filme que lançou Macaulay Culkin ao estrelato. Contudo, depois de "Esqueceram de Mim", o ator teve pouca expressividade na carreira artística.

Courtesy of Dimension Films

19. Papai Noel às Avessas

Billy Bob Thornton interpreta um criminoso bêbado e mulherengo que faz bico como Papai Noel em uma loja de departamentos, com intenção de executar seu golpe anual de passar a perna em seus patrões. Ele é desviado de seu objetivo pela possibilidade de tirar vantagem da família de um menino, mas acaba indo morar na casa do garoto e da inesquecível avó dele. As bondades surgem quando ele fica com pena do menino e desenvolve uma relação com uma garçonete com fetiche em Papai Noel. Se você considera vulgares alguns dos outros filmes de Natal desta lista, todos os palavrões, o sexo e as bebedeiras em "Papai Noel às Avessas" devem torná-los mais leves.

Courtesy of Anglia Television

18. The Snowman (O Boneco de Neve)

Com seu ar britânico clássico, "The Snowman" (sem título em português) é a famosa animação muda, parcialmente sonorizada pelo coral "Walking in the Air" ("Andando no ar"). Um menino monta um boneco de neve que cria vida à noite e o leva voando em uma viagem ao redor do mundo, passando pela Lapônia, onde faz uma visita ao Papai Noel e participa de um concurso de dança de bonecos de neve. Mas o tempo passa para o boneco de neve muito mais rápido do que para nós e a história de 45 minutos tem um final doce, mas triste. Tradicionalmente exibido pela TV inglesa na véspera de Natal, não deixe de assistir, mas não se esqueça de ter à mão uma caixinha de lenços.

Courtesy of Liberty Films

17. "A Felicidade Não Se Compra"

Um clássico especial natalino, "A Felicidade Não Se Compra" possui traços de "Um Conto de Natal", de Dickens. Um pai perde o emprego e cai em desespero na véspera de Natal. Ele chega a pensar em se suicidar, mas seu anjo da guarda mostra como é positiva sua influência sobre outras pessoas e o que aconteceria com eles se ele não estivesse vivo. Um dos filmes natalinos mais inspiradores, será difícil não se sentir melhor depois de assisti-lo. James Stewart interpreta o pai George Bailey, com seu estilo de atuação inconfundível.

Courtesy of Jim Henson Company

16. O Conto de Natal dos Muppets

Na versão Muppet de "Um conto de Natal" de Dickens, os habituais suspeitos Kermit, o Sapo, Miss Piggy e Gonzo fantasiam-se, cantam e dançam a clássica história. O filme é muito divertido, inclusive para adultos, com cenas muito emocionantes. Michael Caine -- um dos poucos personagens humanos -- interpreta Scrooge como ninguém mais faria.

Courtesy of 20th Century Fox

15. Um Herói de Brinquedo

Um Arnold natalino. Enfrentando Sinbad na corrida para encontrar Turbo Man, o presente mais desejado do ano por seu filho, o filme percorre Minneapolis com a dupla tentando sabotar um ao outro a cada momento, mas sempre falhando. Arnold Schwarzenegger tenta compensar sua ausência na vida do filho e não voltará de mãos abanando. Tipicamente absurda, mas ao mesmo tempo divertida, a história termina com bom humor e sorrisos para todos.

Courtesy of New Line Cinema

14. Um Duende em Nova York

Wil Ferrel interpreta um humano criado como duende que abandona sua família na Lapônia para encontrar seu pai biológico e seu lugar no mundo real. Indo para Nova York, as proezas de "Buddy" na cidade compõem uma adorável história na linha "peixe fora d'água", quando a jovialidade inocente do personagem se depara com o cinismo da cidade grande. Ao longo do filme, a frieza do pai biológico de Buddy, interpretado por James Caan, transforma-se em um sentimento bom e os dois desenvolvem uma relação afetiva. Com direito às piadas típicas de Will Ferrel, "Um Duende em Nova York" cumpre todas as exigências para ser um filme natalino que entretém e emociona.

Courtesy of Paramount Pictures

13. Os Fantasmas Contra Atacam

Em mais uma interpretação de "Um Conto de Natal" de Dickens, Bill Murray interpreta um inescrupuloso executivo de TV que deve mudar sua forma de ser ou encarar consequências desastrosas. É a história clássica, mas inspirada com o humor dissimulado de Bill Murray e toda a atmosfera dos anos oitenta.

Courtesy of 20th Century Fox

12. Duro de Matar

Um filme de Natal para homens de verdade. Bruce Willis traja seu característico colete sujo e arrasta-se por passagens de ventilação nas Torres Nakatomi, em Los Angeles. Terroristas tomaram a torre, fazendo os convidados de uma festa de Natal virarem reféns, incluindo a esposa de Bruce. Não deixe que digam que esse não é um filme natalino de verdade -- há músicas, neve e, é claro, uma festa de Natal. Bruce até rabisca uma mensagem festiva no peito de um vilão recém despachado: "Ho-ho-ho, agora tenho uma metralhadora". Feliz Natal, por que não?

Courtesy of Walt Disney Pictures

11. Meu Papai é Noel

A morte do Papai Noel não é uma premissa típica em filmes natalinos, mas o resultado em "Meu Papai é Noel" é melhor do que o esperado. Tim Allen, mais conhecido pelo seriado "Home Improvement", interpreta um pai divorciado que acidentalmente mata o Papai Noel, obrigatoriamente tornando-se seu sucessor. Após vestir a roupa tradicional, as mudanças físicas começam, e ele se transforma em um gordo de cabelos brancos e bochechas vermelhas. Os produtores faturaram tanto com o sucesso do primeiro filme que filmaram três continuações.

Dan Kitwood/Getty Images Entertainment/Getty Images

10. Gremlins

Não sabe o que dar de Natal para o seu filho? Você pode fazer como o pai do filme "Gremlins", e visitar uma misteriosa loja chinesa para comprar um animal exótico que você nunca viu antes. Gizmo, o pequeno e peludo mogwai, acaba dando origem aos bagunceiros, reptilianos gremlins, que criam caos no subúrbio. Mas os gremlins possuem um ponto fraco -- a luz do sol, o que acaba sendo sua ruína, para a sorte de todos.

Courtesy of Love Scream Productions

9. Papai Noel das Cavernas

Em uma versão escandinava sinistra da história do Papai Noel, uma equipe de pesquisas descobre o gordão na Finlândia. Mas o bom velhinho não é o que se imaginava e crianças começam a desaparecer. A equipe recaptura esta versão perversa do Papai Noel, mas um exército de duendes está decidido a libertá-lo. Esse é um antídoto fantástico aos filmes mais açucarados da temporada.

Courtesy of 20th Century Fox

8. Edward Mãos de Tesoura

O sombrio conto de fadas de Tim Burton sobre o herói remendado pretende explicar por que neva no Natal, mas a curiosa história de amor no coração do filme é o que realmente atrai o expectador. Após a morte do criador de Edward, ele se vê solitário na casa grande e assustadora no final de uma insípida rua suburbana. Isto até uma simpática moça da Avon à procura de um comprador encontrá-lo. Ela leva Edward para sua casa para cuidar dele, que acaba tornando-se parte da família, fazendo cortes de cabelo, aparando arbustos e apaixonando-se por sua filha. Mas o subúrbio não está pronto para um homem com tesouras no lugar das mãos e ele é expulso da cidade. Diversão garantida, com Johnny Depp em um de seus papéis mais emblemáticos.

Courtesy of Paramount Pictures

7. Natal Branco

Bing Crosby -- que perde apenas para o Papai Noel (e talvez Jesus) como figura natalina mais famosa -- estrela esta romântica festa. Bing e seu amigo formam uma dupla cantante após sair do exército que corre atrás do amor de um dueto feminino. Eles seguem as damas até uma de suas apresentações em uma pousada em Vermont, descobrindo que o dono da pousada é seu antigo general do exército. Uma verdadeira performance natalina desde o lançamento em 1954.

Courtesy of Paramount Pictures

6. Trocando as Bolas

Dan Aykroyd e Eddie Murphy estrelam essa comédia sobre inversão de papéis, dirigida por John Landis, nos anos oitenta. Dois investidores ricos, Randolph e Mortimer, resolvem decidir a controvérsia entre suas opiniões sobre natureza e criação arruinando o corretor Louis Winthorpe e substituindo-o com o Billy Ray Valentine, interpretado por Eddie Murphie. Valentine, um insignificante criminoso de rua torna-se refinado e bem-sucedido, enquanto Winthorpe vai na direção oposta.

Courtesy of 20th Century Fox

5. Milagre na Rua 34 (ou De Ilusão Também Se Vive)

Um lunático que acredita ser o Papai Noel é levado para um hospício, mas, com espírito natalino, um advogado renomado decide defendê-lo, afirmando que ele realmente é o bom velhinho. O advogado ganha a causa, é claro, baseado, em grande parte, no volume de cartas endereçadas ao Papai Noel que chegam a ele -- a agência dos correios sendo considerada uma autoridade competente para julgar a veracidade de uma identidade. Tanto a versão original de 1947 quanto a refilmagem de 1994 são geralmente exibidas na época do Natal e merecem ser vistas.

Courtesy of MGM

4. Uma História de Natal

O pequeno Ralphie Parker quer apenas uma coisa de Natal -- uma pistola de ar vermelha. Ele pede aos pais, ao Papai Noel e à sua professora, mas todos dizem que ele arrancará o olho de alguém se ganhar uma. Mas no verdadeiro espírito natalino do porte de armas, o pai de Ralphie lhe dá uma de presente e, obviamente, o menino corre para a rua e quase provoca uma grande tragédia.

Courtesy of Touchstone Pictures

3. O Estranho Mundo de Jack

Outra excursão de Tim Burton, essa fantasmagórica animação registra o destino do residente de Halloween Town, Jack Skellington, e seus planos de tomar o comando do Natal. Assumindo o papel de Papai Noel, sua interpretação do Natal é pavorosa e seus planos dão errado ao ponto de precisar resgatar o Papai Noel de outros habitantes de Halloween Town. Simultaneamente, seu relacionamento com a boneca de pano Sally floresce e os dois tornam-se um casal. Pisando na linha tênue entre filme infantil e cult, a animação foi um grande sucesso, tendo uma versão 3D lançada em 2006.

Courtesy of Warner Bros.

2. Férias Frustradas de Natal

Os Griswolds comemoram o Natal à sua própria moda caótica, decorando a casa toda com muitos enfeites, a ponto de quebrar o telhado, e recebendo uma série de convidados desagradáveis. Chevy Chase interpreta o infatigável Clark Griswold, que espera seu bônus de Natal para comprar uma piscina. Obviamente, as coisas não acontecem de acordo com o planejado, mas todos conseguem se reunir para o grande dia.

Courtesy of Calash Corp.

1. Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel

Papai Noel enfrenta grandes problemas nesse filme, de 1985, estrelado por Dudley Moore como o duende traidor Patch, que começa a trabalhar com um executivo repugnante (interpretado por John Lithgow) com intenção de tirar o bom velhinho do mercado de brinquedos. Contudo, seu plano falha e Patch volta para Papai Noel com o rabo entre as pernas, querendo consertar os danos causados por sua traição.