Classificação de alimentos de tigres

Escrito por ethan shaw | Traduzido por ikaro mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Classificação de alimentos de tigres
Tigres estão entre os carnívoros terrestres mais pesados (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Os tigres são os maiores membros da família dos felinos. Várias subespécies são encontradas através de um enorme território na Ásia, de florestas temperadas à floresta tropical úmida, embora todas sejam ameaçadas e restritas a pequenas frações destas áreas. O maior de todos é o tigre de Amur, da Ásia oriental, e o tigre de Bengala, da Índia, Bangladesh e partes de alguns países vizinhos, ambos podendo exceder 270 kg. Em virtude de seu tamanho, poder e capacidade de adaptação, esses carnívoros estão entre os predadores terrestres mais formidáveis.

Outras pessoas estão lendo

Carnívoros

Os tigres são carnívoros, isso é, comedores de carne que dependem quase totalmente desse alimento para sobreviver. Em comparação, um pequeno cão selvagem chacal, que compartilha muito do hábito do tigre, é relativamente onívoro, pois come frutas normalmente, como outros animais. Em qualquer cadeia alimentar em que participe, as funções dos tigres são sempre as de predador de topo. Um tigre adulto saudável não é predado regularmente por qualquer outro animal e fica bem no topo da cadeia alimentar. Nesse sentido, ele se assemelha a alguns outros grandes felinos, como leões e onças, além de grandes crocodilos, tubarões, orcas e águias douradas.

Classificação de alimentos de tigres
Em qualquer um dos ecossistemas nativos que habitam, os tigres são predadores de topo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dieta

A dieta dos tigres se resume, principalmente, a mamíferos de médio e grande porte. Na floresta de bétula, no extremo oriente russo, um tigre de Amur pode derrubar um veado norte-americano ou um javali. Em uma floresta seca no Indian Hills, a subespécie de Bengala persegue uma variedade de espécies de veados, bem como o gaur ocasionalmente, uma enorme vaca selvagem, ou um bezerro de rinoceronte. Um tigre de Sumatra caça antas e porcos selvagens. Mas os grandes felinos, certamente, não se restringem a ungulados: coletivamente, eles podem enfrentar qualquer coisa, de pangolins, macacos e porcos-espinhos a crocodilos e ursos negros asiáticos.

Classificação de alimentos de tigres
Veados chitais estão entre as presas preferidas do tigre de Bengala (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Adaptações

Os tigres são auxiliados em seu estilo de vida predatório por alguns dos recursos mais formidáveis ​​de qualquer caçador de mamíferos. Tigres de Bengala têm os caninos mais longos que qualquer carnívoro vivo — aproximadamente 10 centímetros de comprimento. Eles também são extremamente musculosos, com patas dianteiras maciças que usam quando estão lidando com grandes presas. A malha famosa da pelagem é encontrada em todas as subespécies de tigre e também são adaptações para a caça: ela ajuda o animal a misturar-se ao ambiente da floresta e às áreas de grama alta favoráveis enquanto perseguem presas.

Classificação de alimentos de tigres
Tigres de Bengala têm os mais longos caninos de qualquer carnívoro vivo (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Caça

Os tigres também podem ser classificados como caçadores de emboscada. Como a maioria dos outros grandes felinos, eles caçam principalmente por espreita, arrastando-se para perto de uma vítima e, em seguida, saem do esconderijo com uma velocidade impressionante, mas de curta duração. Compare essa estratégia com a de um lobo cinzento ou cão-selvagem-asiático — ambos competem com o tigre em várias partes de sua área de ocorrência. Estes predadores de pernas longas e magras contam com a sua resistência para atropelar mamíferos com cascos nas perseguições que podem percorrer quilômetros, numa abordagem chamada caça cursorial.

Classificação de alimentos de tigres
Os tigres usam camuflagem e espreita para se aproximar da presa antes de atacar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível