Mais
×

Classificação de cogumelos comestíveis

Os cogumelos não são animais e nem plantas; pertencem ao reino Fungi, pois não utilizam clorofila para produzir sua própria comida e energia. A maioria das variedades comestíveis faz parte da mesma ordem, "Agaricales", apesar de serem classificadas de formas diferentes dentro dela.

A maioria das variedades comestíveis de cogumelos é da ordem "Agaricales" (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cogumelo bola gigante (Calvatia gigantea)

Populares quando refogados ou fritos à milanesa, esses cogumelos têm uma ampla variedade comestível pertencente à classe "agaricomycetes" e à família "lycoperdaceae". Alguns têm um sabor que lembra tofu e podem crescer até mais de 100 cm de diâmetro.

Cogumelos comuns ou champignon (Agaricus bisporus)

O tipo de cogumelo mais comum para cultivo é a variedade branca do "Agaricus bisporus". Na verdade, ele aparece tanto na cozinha que é chamado de cogumelo comum, ou champignon. Isso se deve à sua agradável textura, aparência e versatilidade em receitas. Ele pertence à classe "agaricomycetes" e à subclasse "homobasidiomyceteidae", e é classificado na ordem "agaricales" e família "agaricaceae".

Cogumelo portobello

O cogumelo portobello pode ser descrito como saudável, saboroso e com uma textura parecida com carne. Uma unidade dele tem mais potássio do que uma banana. Ele é largo, marrom e fácil de cultivar. Como é parente próximo do cogumelo comum, ele está na classe "agaricomycetes", na subclasse "homobasidiomyceteidae", na ordem "agaricales" e na família "agaricaceae". Seu nome científico é o mesmo: "Agaricus bisporus".

Cogumelo shiitake (Lentinula edodes)

Essa variedade recebeu o nome da árvore na qual normalmente cresce no Japão, a "Shii", e é popular na cozinha asiática. Aparece muito na popular sopa de missô japonesa e em muitos pratos fritos. Na Rússia se consomem grandes quantidades de picles de cogumelos shiitake a cada ano. Ele está na classe "agaricomycetes", na ordem "agaricales" e na família "marasmiaceae".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article