×
Loading ...

A classificação gram de aeróbias e anaeróbias

Atualizado em 17 abril, 2017

Nas bactérias, algumas variedades são classificadas como aeróbias, exigindo oxigênio para respirarem, e outras como anaeróbias, que significa que elas podem viver na ausência de oxigênio ou até mesmo morrerem na sua presença. Esses microrganismos também podem ser classificados usando a técnica de coloração gram, um método laboratorial destinado a detectar o peptidoglicano, cuja presença ou ausência determina se a bactéria possui parede celular.

Muitas bactérias bacillus são aeróbias gram-positivas (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Gram positiva

As bactérias gram-positivas retêm a cor cristalina violeta e se tingem de azul escuro ou roxo durante o processo de coloração gram. Uma das características primárias que classifica as espécies bacterianas como gram-positivas é a ausência de uma membrana externa. Elas possuem uma camada de peptidoglicano multilamelar fina, como se fosse uma rede de açúcares e aminoácidos, formando parte da parede celular. Elas também não têm espaço periplasmático, que é a lacuna entre as membranas interna e externa. Além disso, essas bactérias são classificadas pela alta resistência à ruptura física, à azida sódica e à secagem.

Loading...

Gram negativa

As bactérias são classificadas com gram-negativas se possuem uma membrana externa e uma única camada fina de peptidoglicano. Durante a coloração gram, elas reagem por descoloração para aceitarem a safranina, e se colorem de vermelho. Essas bactérias possuem baixa resistência à ruptura física, à azida sódica e à secagem.

Classificando as aeróbias

As bactérias aeróbias exigem oxigênio para sobreviverem. Elas existem tanto na variedade gram positiva quanto gram negativa. Algumas gram-positivas em formato de bastonete, do gênero bacillus, são classificadas como aeróbias - incluem o Bacillus cereus, Bacillus stearothermophilus e Bacillus subtilis. O gênero Corynebacterium inclui a Corynebacterium diphtheriae, que causa difteria. Outros gêneros de gram-positivas são Kurthia, Micrococcus e Mycobacterium. As aeróbias gram-negativas incluem membros do gênero Aquaspirillum pertencente à família Spiralaceae, encontradas em água doce.

Classificando as anaeróbias

Bactérias anaeróbias são aquelas capazes de sobreviver na ausência de oxigênio. As anaeróbias facultativas podem crescer na presença de oxigênio, mas não o exigem, enquanto as anaeróbias obrigatórias morrem na presença do gás e, assim, dependem de outros, como o metano. Exemplos de anaeróbias gram-positivas obrigatórias incluem a Clostridium histolyticum, C. acetobutylicum e C. sporogenes. Os principais gêneros de bacilos gram-negativos anaeróbios são Bacteroides, Fusobacterium, Prevotella e Poryphyromonas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...