Em que tipo de clima sobrevivem os carrapatos?

Escrito por sebastian malysa | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Em que tipo de clima sobrevivem os carrapatos?
Os carrapatos espalham patógenos desagradáveis que levam a doenças graves, como a doença de Lyme (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Os carrapatos exigem três elementos essenciais em qualquer ambiente para sobreviver: temperaturas quentes, alta umidade e uma infinidade de hospedeiros em potencial. À luz das mudanças climáticas, as temperaturas globais crescentes e o aumento das chuvas estão contribuindo para a aceleração do ciclo de vida de um carrapato, o que está causando um grande fluxo na população de carrapatos.

Outras pessoas estão lendo

O ciclo de vida do carrapato

Um carrapato precisa encontrar um hospedeiro do qual extrair sangue para amadurecer e se reproduzir. Quando um carrapato eclode de seu ovo, sua busca por um hospedeiro começa imediatamente. Os carrapatos utilizam um órgão sensorial altamente complexo, chamado órgão de Haller, encontrado nas duas primeiras patas dianteiras para examinar seu ambiente em busca de um hospedeiro. Com a ajuda desse órgão, os carrapatos são capazes de detectar a presença de um hospedeiro ao sentir sua sombra, suas vibrações, seu calor e seu odor corporal. Após encontrar um hospedeiro, o carrapato gruda nele, extrai seu sangue e muda de exoesqueleto duas vezes. O carrapato alimenta-se por entre dois e dez dias em qualquer hospedeiro e cresce entre cinco e dez vezes o seu tamanho original. Quando cai do hospedeiro, está cheio de sangue e capaz de pôr seus próprios ovos.

Clima ideal

Os carrapatos não são capazes de beber água, então exigem um clima com alta umidade para permanecerem hidratados. Um clima com umidade de 85% ou mais é ideal. Nesses níveis de umidade, um carrapato pode absorver a água do ar confortavelmente para se hidratar. Um carrapato não pode sobreviver com menos de 80% de umidade e logo morre desidratado se a umidade não subir. Ademais, os carrapatos exigem uma temperatura alta para realizar sua busca. Temperaturas abaixo de 7 ºC tornam difícil para um carrapato se locomover e encontrar um hospedeiro. As temperaturas altas ajudam-no a se locomover com maior facilidade, o que aumenta as chances de encontrar um hospedeiro adequado.

Habitat ideal

Os carrapatos sobrevivem melhor em ambientes úmidos, cobertos de vegetação baixa. A vegetação fornece cobertura suficiente contra o sol, o que os ajuda a reter melhor a umidade. Em habitats com abrigo suficiente, os carrapatos são capazes de passar meses a fio procurando por um hospedeiro, aumentando consideravelmente as chances de sucesso. Os habitats expostos reduzem bastante a quantidade de tempo que um carrapato pode levar em sua busca. A exposição prolongada ao sol desidrata o carrapato. Mais importante ainda, o ambiente ideal é rico em hospedeiros em potencial -- qualquer coisa desde ratos, veados, ovelhas, cachorros, pássaros ou pessoas.

A influência das mudanças climáticas

Um estudo de 2008 intitulado "O que impulsiona os carrapatos? Mudanças climáticas, carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos", examinou os efeitos das mudanças climáticas sobre as populações de carrapatos pelo mundo. Os cientistas descobriram que as mudanças climáticas estão influenciando bastante a propagação e o crescimento da população de carrapatos no mundo inteiro. Temperaturas mais quentes, um aumento das chuvas no mundo e maior umidade criam ambientes ideais para os carrapatos, o que torna fácil para eles explorarem novos territórios. O mais chocante é a revelação do estudo de que, de 1973 a 2003, os incidentes de doenças transmitidas por carrapatos, como a encefalite do carrapato, a borreliose de Lyme e outras doenças, aumentaram em gritantes 400%. Além disso, o estudo declara que, de 2005 a 2006, essas doenças aumentaram em mais 30%.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível