×
Loading ...

Como usar um clinômetro

Atualizado em 17 abril, 2017

O clinômetro é um instrumento usado para medir indiretamente o altura de objetos a distância. Eles baseiam-se na geometria de triângulos para que você determine a altura visualmente, em vez de medi-la fisicamente. Por exemplo, os clinômetros são normalmente usados para medir a altura de árvores, plantas, prédios, torres, postes e outros objetos, os quais medir fisicamente poderia tomar muito tempo. A lente de um clinômetro possui uma escala impressa em unidades que variam, dependendo do tipo de instrumento. Os passos básicos para usá-los são os mesmos para todos os tipos.

Instruções

Os clinômetros são normalmente usados para medir a altura de árvores, plantas, prédios, torres, postes e outros objetos grandes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Posicione-se a uma distância necessária do objeto que você deseja medir. A distância, conhecida como distância da base, varia de acordo com o tipo de clinômetro. Por exemplo, a distância da base para um clinômetro métrico é de 15 m.

    Loading...
  2. Segure o lado direito do clinômetro com uma mão. A informação impressa na lente só fornece dados precisos quando o clinômetro for segurado com o lado direito para cima. O lado de cima é indicado na caixa.

  3. Olhe com um olho, através da lente, o objeto que você quiser medir. A escala na lente será projetada no objeto.

  4. Posicione visualmente o objeto contra a escala mostrada na lente. Observe os valores para a base e topo do objeto. Ao usar um clinômetro métrico para medir um poste, você pode ver que a base se alinha com o número 3 na escala da lente e o topo se alinha com o número 6.

  5. Subtraia o valor da base do valor do topo para determinar a altura do objeto na unidade do clinômetro. Nesse exemplo, o valor do topo do poste é 6 e o da base é 3. Subtraindo 6 por 3 se tem a medida de 3 m de altura.

Loading...

O que você precisa

  • Clinômetro

Referências

Loading ...
Loading ...