×
Loading ...

O que é o cloreto de cálcio para piscinas?

Atualizado em 19 julho, 2017

O cloreto de cálcio para piscinas é um composto químico utilizado para manter a saúde da piscina. A água da piscina pode ser "dura", ou "macia", dependendo do conteúdo mineral dissolvido. O cloreto de cálcio equilibra a água.

Piscina bem conservada (an open swimming-pool image by Valeri Vlassov from Fotolia.com)

O que é cloreto de cálcio

O cloreto de cálcio é um composto de sal de cálcio e cloro. Ele é um subproduto do processo de solvay. O calcário também fornece cloreto de cálcio e este tem muitos usos -- desde a eficiência na absorção de umidade até o balanceamento da água da piscina.

Loading...

Cloreto de cálcio para piscinas

O ambiente influencia a água da piscina -- desde folhas confluindo para baixo, até os nadadores e as partículas de poeira no ar. Tudo isto afeta a qualidade da água, assim, a necessidade de limpeza e filtração constante. Além disso, a água deve ter um bom equilíbrio de acidez, alcalinidade e dureza de cálcio. O cloreto de cálcio mantém a dureza do cálcio.

Água dura e macia

A água dura é a água sobre-saturada com cálcio e magnésio. Esse excesso de cálcio se instala na superfície da piscina, criando manchas ásperas. Essas parecem cristalizadas e esbranquiçadas e constituem um ponto áspero ao toque. A água mole é pobre em carbonato de cálcio -- é sob saturada. Aqui, a água torna-se corrosiva na sua tentativa de obter o cálcio. Ela opõem as superfícies da piscina e corrói as tubulações e acessórios.

Corrigindo o equilíbrio da piscina com cloreto de cálcio

Você pode corrigir as condições da água tanto dura quanto mole. Se a água da piscina estiver sob saturada, então adicione o cloreto de cálcio para elevar o nível de equilíbrio.

Se a água for muito dura, então você tem que reduzir a quantidade de cloreto de cálcio na água para equilibrá-la.

Como utilizar o cloreto de cálcio nas piscinas

A maneira correta de realizar a adição de cloreto de cálcio é adicionar um pouco de cada vez. Espere que ele dissolva, (cerca de quatro horas) e, em seguida, teste a água. Adicione mais se necessário. Assim, você não precisa sobressaturar a água.

Há três maneiras de reduzir a quantidade de cloreto de cálcio. Você pode diluir a água da piscina com água fresca, ou adicionar agentes sequestrantes que mantêm o cálcio em suspensão. Em casos extremos, você pode ter que esvaziar a piscina completamente. A faixa de dureza recomendada é de 200-400 ppm. Teste semanalmente o nível de dureza.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...