Quanto cloro liquido devo usar na piscina?

Escrito por j. taylor ludwig | Traduzido por fatima mesquita
Quanto cloro liquido devo usar na piscina?

O cloro mantém a água da sua piscina limpa

Creatas/Creatas/Getty Images

Você já ouviu dizer que deve adicionar cloro à água da piscina e agora está se perguntando qual é a quantidade certa. O cloro é necessário porque ele mata algas e bactérias, além de destruir qualquer matéria orgânica que possa estar na água. A quantidade certa da substância depende do volume de água e do nível de cloro já presente na piscina.

Outras pessoas estão lendo

Teste o nível de cloro

É preciso comprar um kit de teste de nível de cloro. Você pode encontrar kits duplos, que também testam o pH da água. A concentração da substância será indicada pela coloração, que deve ser comparada com códigos-padrão disponibilizados no conjunto. O teste deve ser feito diariamente.

Quantidade necessária de cloro

A quantidade de cloro é determinada pelo tipo de produto que você está usando. Para a versão granular do hipoclorito de cálcio, use 30 ml para cada 30 litros de água. Para a versão em tabletes, use três para cada 30 litros de água. Para a solução de hipoclorito de sódio a 15%, use 1/2 litro para cada 30 litros de água. Para o dicloroisocianurato de sódio ou potássio, use 15 ml para cada 30 litros de água. Essas doses proporcionam um tratamento normal eficiente, mas sempre siga as instruções do fabricante de cada produto e, para o tratamento inicial, dobre as dosagens durante os três primeiros dias.

A adição do cloro

O cloro líquido é um produto concentrado feito apenas para uso em piscinas. Ele tem cerca de dez a 16% de cloro puro. Portanto, evite o contato do produto com a sua pele e roupas. O cloro pode ser derramado diretamente na piscina, mas deve ser dispersado da maneira mais homogênea possível. Despeje o produto devagar, enquanto caminha ao redor da piscina. Coloque a embalagem bem próxima à água para evitar que a substância respingue em suas roupas ou pele. A melhor hora para iniciar o tratamento é depois que o sol já se pôs. A luz do sol e o calor podem fazer com que o cloro se dissipe muito rapidamente. A piscina não deve ser utilizada logo após a adição do produto.

Tratamento de choque

Se o teste continuar a indicar níveis baixos de cloro em sua piscina, há a possibilidade de que organismos mais resistentes à ação do produto possam estar se desenvolvendo na água. Nesse caso, é preciso partir para um tratamento de choque a fim de controlar qualquer possibilidade de crescimento de organismos indesejáveis e queimar qualquer outra matéria orgânica acumulada. Esse tipo de tratamento requer doses cinco a dez vezes mais fortes a cada duas semanas

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media