Mais
×

Cmo costurar uma fita na borda de um tecido de organza

Atualizada July 18, 2017

Para valorizar seu trabalho em organza e projetos de vestuário, faça o acabamento da borda com fita. A borda com fita define a forma do tecido e dá um acabamento refinado. A pura organza com fita nas bordas é um clássico em roupas e véus de noiva, vestidos infantis e detalhes de decoração. As fitas de cetim estreitas são as mais utilizadas​​, mas o processo funciona com qualquer tamanho de fita ou tecido.

Instruções

Valorize a organza fazendo uma bainha com fita (ribbon rolls image by TekinT from Fotolia.com)
  1. Meça o comprimento da organza onde vai aplicar a fita. Corte-a 1,2 cm maior que o tecido.

  2. Dobre ambas as extremidades da fita na diagonal, com os lados avessos juntos. Passe os vincos nas dobras com um ferro. Passe através de um pano para proteger a fita, a não ser que o fabricante instrua o contrário.

  3. Dobre a fita ao meio longitudinalmente, com o lado avesso para dentro. Passe bem o vinco na borda dobrada com o pano, entre a fita e o ferro.

  4. Coloque a fita dobrada sobre a borda da organza, prensando o tecido entre as dobras da fita. Alinhe as extremidades e fixe a fita no lugar com alfinetes finos. Alfinete paralelo ao comprimento da fita, a 1,6 mm a partir da beirada interna da mesma.

  5. Regule sua máquina de costura para ponto reto. Ajuste o comprimento do ponto para 2 mm ou 13 pontos a cada 2,5 cm, dependendo da regulagem de sua máquina. Coloque uma agulha nova de tamanho universal 60/8 . Passe pela agulha e bobina a linha fina, que coincida com a fita. Uma vez que todos os procedimentos variam de acordo com a máquina, siga as instruções do fabricante.

  6. Coloque o lado direito da organza na máquina de costura, com a fita pelo lado direito. Costure ao longo do comprimento da fita, na beirada interior dela. O ponto é um tipo de pesponto chamado ponto bainha. Retire os alfinetes conforme a costura chega perto deles. Não arremate no início ou no fim da costura.

  7. Remova a organza da máquina sem cortar os fios soltos no início da costura. Deixe as linhas no fim, com pelo menos, 5 centímetros de comprimento. Dê um nó nos fios superiores e inferiores em ambas as extremidades da fita. Prenda o excesso de linha e, em seguida, insira os nós por baixo da fita.

Dicas

  • Dobre um pedaço de fita sobre um pedaço de organza e teste a costura antes de costurar a peça real. Se o tecido franzir, diminua a tensão superior e inferior, de acordo com as instruções do fabricante da máquina de costura.

Coisas Necessárias

  • Fita métrica
  • Pano para passar
  • Alfinetes super finos
  • Máquina de costura
  • Agulha para máquina, tamanho universal 60/8
  • Linha fina
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article