Coágulos sanguíneos na menopausa

Escrito por viktoria carrella | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Coágulos sanguíneos na menopausa
Muitas mulheres apresentam coágulos durante o fluxo menstrual. (Image by Flickr.com, courtesy of T I M O)

Durante o sangramento menstrual, muitas mulheres apresentam coágulos de sangue de tamanho pequeno a médio. Esses são completamente normais e não são causa de alarme. Contudo, quando uma mulher passa pela menopausa ou já terminou essa fase, os coágulos podem ser um sintoma de mudanças graves e são motivo para se procurar os serviços de um ginecologista experiente. Coágulos representam como o corpo controla os sangramentos, de modo que quando eles acontecem durante o fluxo menstrual, geralmente é porque a mulher usa absorventes internos ou outros métodos para bloquear a ida do sangue para o meio externo.

Outras pessoas estão lendo

Coágulos normais

A maioria das mulheres apresenta alguns coágulos, como parte do ciclo menstrual normal. De acordo com o Dr. Robert Albee, isso não é causa de preocupação e pode ocorrer se algum método de bloqueio de saída do sangue é usado. Geralmente, quanto mais vermelho vivo o sangue que sai do corpo é, mais recente é o sangramento -- vermelho vivo significa que o sangue está sendo derramado agora, enquanto que o sangue mais escuro significa que ele está se solidificando em um coágulo antes de sair do corpo.

Perimenopausa

De acordo com Albee, embora a menopausa seja frequentemente mencionada como um processo pelo qual a mulher passa, a terminologia correta seria que ela passa pela perimenopausa antes de entrar na menopausa. Em outras palavras, uma mulher chega na menopausa quando ela para completamente de ter menstruações, enquanto que a perimenopausa está entre as menstruações regulares e a ausência total das mesmas. Os coágulos que se formam durante a perimenopausa são muito comuns e geralmente são similares àqueles formados durante um ciclo menstrual normal.

Mudanças uterinas

Uma das preocupações que podem ser percebidas durante os anos da perimenopausa é a série de mudanças no útero. Um dos sintomas de alterações uterinas pode ser o aumento da duração de ocorrência de coágulos. O Dr. Albee indica que as mudanças uterinas podem incluir o desenvolvimento de miomas, pólipos e aumento do útero. Miomas são crescimentos uterinos benignos que são muito comuns. Pólipos são crescimentos uterinos que podem ser obstrutivos, causando um acúmulo de sangue que resulta em coágulos. O aumento do útero pode ocorrer com múltiplas gravidezes e resultam num aumento do acúmulo de sangue dentro do útero.

Endometriose

De acordo com Albee, por volta de 30 a 40% das mulheres que possuem endometriose apresentam sangramento anormal e desenvolvimento de coágulos também anormais. Isso pode ser o resultado do desenvolvimento do tecido endometrial em um bloqueio das tubas uterinas, o que leva, então, a um sangramento incomum. Embora isso não coloque a vida em risco, a endometriose pode ser um aborrecimento para muitas mulheres e os coágulos frequentemente aparecem entre as menstruações.

Terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal é muito comum para o alívio a curto prazo dos sintomas da perimenopausa. De acordo com a Merck Manuals Online Medical Library, as mulheres que recebem esse tratamento podem apresentar coágulos uterinos como resultado das mudanças de seu equilíbrio hormonal. Geralmente é necessário ajustar a dosagem das medicações dessa terapia, a fim de evitar esses coágulos uterinos. Um dos riscos associados a essa terapia é o potencial desenvolvimento de coágulos pulmonares e oculares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível