on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma cobertura protetora para livros com vinil transparente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Independentemente se você paga poucos reais ou centenas por um livro, cobri-lo pode proteger seu investimento. Os protetores para livros previnem danos causados por líquidos derramados na capa, além de minimizar o desgaste quando você o joga na mochila ou quando o leva para a praia. Apesar de alguns itens de casa como sacolas plásticas serem utilizados normalmente como capas protetoras, o vinil transparente fornece uma proteção melhor, além de permitir que você leia o título e veja o design da capa.

Instruções

Os revestimentos de livros prolongam sua vida útil (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Desenrole o forro ou laminação e centralize o livro no meio da folha, garantindo que o vinil seja maior que ele em todos os lados.

    Loading...
  2. Meça uma linha reta de 7,5 cm ao redor das laterais do livro. Marque os locais no vinil com um lápis.

  3. Corte o vinil ao longo das linhas marcadas com lápis e centralize o livro novamente no meio do material.

  4. Faça uma marca de lápis no vinil apenas ao longo do topo e da parte inferior da encadernação do livro e não ultrapasse as bordas da direita e da esquerda dele. Isso vai deixar diversos centímetros do vinil sobrando acima e abaixo do lado direito e do lado esquerdo do livro.

  5. Recorte apenas a parte acima e abaixo das marcas de lápis para criar um formato de "H" com uma parte central bem larga.

  6. Dobre os pedaços do topo e da parte inferior da aba direita em direção ao centro do vinil, em seguida repita o processo no outro lado. Faça as dobras onde a borda do livro se encontra com o vinil.

  7. Coloque o livro aberto no meio do vinil. Dobre novamente as partes do topo e a inferior na direção de sua capa.

  8. Faça uma dobra sobre a aba direita na direção da encadernação até ela se encontrar com a borda externa do livro, em seguida deixe cerca de 0,3 a 0,6 cm de espaço em cada dobra longa para garantir que o livro possa ser dobrado facilmente.

  9. Corte um pedaço da fita dupla-face para prender a borda inferior direita da aba e da cobertura principal, criando um tipo de bolso. Repita o processo na parte superior, certificando-se de não grudar o vinil com a fita diretamente no livro; os pedaços de vinil devem ser colados uns nos outros.

  10. Repita o processo com o lado esquerdo. Insira as capas da parte frontal e traseira do livro dentro dos "bolsos" criados no vinil.

  11. Feche o livro e use seus dedos para suavizar o vinil ao longo de seu dorso.

Loading...

Dicas

  • Se quiser utilizar um plástico mais resistente que o forro de prateleira comum, as lojas de ferragens possuem rolos e folhas de vinil flexível e plásticos que criam boas coberturas para livros.

O que você precisa

  • Rolo de vinil transparente para forrar prateleiras ou de laminação
  • Régua
  • Lápis
  • Tesoura
  • Fita dupla-face

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...