Como cobrar aluguel atrasado de um inquilino

Escrito por ehow contributor | Traduzido por diego dias

Se você for o dono ou gerente de uma propriedade alugada e responsável por receber aluguel dos inquilinos, haverá momentos em que você terá de lidar com aluguel em atraso. É importante ser consistente em seus atos quando lidar com a cobrança de aluguel.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Defina precedentemente a primeira vez em que o aluguel não é pago na data de vencimento ou o período de carência indicado no contrato de aluguel do inquilino. Caso você comece a aceitar as desculpas dos atrasos de aluguel, o problema irá continuar e talvez até mesmo em maior escala.

  2. 2

    Mantenha toda comunicação ou notificação com o inquilino por escrito. Isso ajudará a eliminar problemas de comunicação e será necessário se o caso terminar em um tribunal. Uma carta deve ser enviada ao inquilino no primeiro dia após a data de vencimento. Essa é sua primeira tentativa de receber o aluguel.

  3. 3

    Cobre a multa de atraso se ela estiver especificada no contrato de locação. Inclua na sua carta de cobrança de aluguel que a multa está sendo cobrada e qual valor será cobrado. Não faça negociações com os inquilinos que têm aluguel com atraso.

  4. 4

    Envie várias notificações ao inquilino caso o aluguel ainda não tenha sido quitado. Coloque data nas cartas como prova de que elas foram devidamente entregues.

  5. 5

    Marque as datas no seu calendário para ajudar a monitorar a situação. Certifique-se de manter cópias de todas as correspondências que você enviar.

  6. 6

    Descubra sobre as leis do seu município quanto ao despejo de inquilinos por não pagamento de aluguel caso não esteja familiarizado com elas. Muitos locais têm guias rígidos sobre o período de tempo que deve ser concedido ao inquilino para que ele pague o aluguel. Muitos estados também solicitam que você forneça ao inquilino uma "notificação para pagamento" antes de levar o caso ao tribunal.

  7. 7

    Comece os procedimentos de despejo num tribunal o quanto antes for permitido por lei. É importante deixar que o inquilino saiba que você pretende prosseguir com o caso da falta de pagamento do aluguel. Quando você for ao tribunal, os juízes irão ordenar ao inquilino que pague o dinheiro que deve ou que se mude.

Dicas & Advertências

  • Possuir ou gerenciar propriedades para locação é um negócio. É importante sempre saber como operá-lo como um negócio e não se envolver emocionalmente com os inquilinos. É extremamente importante ter conhecimento das leis e segui-las precisamente. Deixar de fazer as coisas de acordo com as leis pode resultar na perda do caso ou num processo movido pelo seu inquilino.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media