Como cobras põem ovos?

Escrito por melanie j. martin | Traduzido por lucas irineu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cobras põem ovos?
Como cobras põem ovos? (MSN Encarta Encyclopedia (snake eggs), the U.S. Fish and Wildlife Service)

Outras pessoas estão lendo

Informações

Nem todas as cobras põem ovos - 70% delas fazem isso, enquanto o resto dá a luz a filhotes vivos. Cobras que dão a luz a filhotes são chamadas de vivíparas e vivem em climas mais frios, em que ovos não incubariam tão bem. Cobras que põem ovos caem em duas categorias, ovíparas e ovovivíparas. Os ovos possuem uma casca dura que os protege e são normalmente colocados embaixo de folhas ou terra solta, ou dentro de um tronco vazio ou uma toca.

Cobras ovíparas

Cobras ovíparas põem ovos que chocam fora de sua mãe depois de um período de desenvolvimento. Na maioria dos casos, os embriões se desenvolvem fora da mãe. Como Roland Bauchot diz em seu livro "Snakes: A Natural History" (na tradução, "Cobras: Uma História Natural"), cobras ovíparas fêmeas viajam longas distâncias para encontrar um bom lugar para esconder seus ovos. Às vezes os ovos dividirão espaço com os ovos de várias outras fêmeas. Quando estiverem prontos para nascer, as cobras jovens vão perfurar o ovo assim como um filhote de pássaro faz. O comportamento dos pais varia de acordo com a espécie, mas várias são bem protetoras. A píton, como Bauchot diz, se enrola ao redor de seus ovos, mantendo-os quentes e ajudando a nascer ao suavemente apertá-los com seu corpo. Depois que os filhotes nascem, os pais não cuidam deles.

Cobras ovivíparas

Cobras ovivíparas mantêm seus ovos em suas barrigas até que eles estejam prontos para nascer. Isso protege os filhotes mais completamente. Entretanto, isso dificulta a mãe que se alimente ou se proteja. Esse é provavelmente o motivo pelo qual as cobras que põem ovos evoluíram para não ser ovivíparas.

A anatomia de cobras que põem ovos

Na maior parte, uma cobra fêmea põe ovos depois de acasalar com um macho. Uma exceção é a Ramphotyphlops braminus, que são todas fêmeas e se reproduzem sem machos, segundo Maurice e Robert Burton na "International Wildlife Encyclopedia"). Cobras fêmeas possuem uma entrada que leva até sua cloaca, a área pela qual o sêmen e os ovos passam. O tempo até que os ovos choquem, para uma cobra que põe ovos, varia muito dependendo do tipo de cobra. Algumas colocam até cem ovos, e os filhotes ficam de dois a três meses neles (às vezes menos, em tipos que ficam dentro do corpo da mãe em suas cascas por algum tempo). Eles saem dos ovos usando "dentes de ovo" especiais. Ovos de cobra são bem diferentes de ovos de pássaros. São macios e encouraçados ao invés de duros e rígidos.

Cobras vivíparas

Então, porque nem todas as cobras botam ovos? Ser vivíparo (dar a luz a filhotes vivos) tem vantagens para algumas cobras. Cobras marinhas dão a luz a filhotes vivos porque isso quer dizer que elas não precisam viajar até a terra para procriar. Os filhotes nascem com a habilidade de nadar. Cobras que vivem em árvores normalmente dão a luz a filhotes vivos também. Seus filhotes são capazes de se mover no alto das árvores assim que nascem.

Conclusões

Existem milhares de espécies de cobra, e elas vivem em vários ambientes diferentes. Por esse motivo, seus corpos funcionam de maneiras diferentes. Uma vantagem para uma cobra pode ser uma desvantagem para outra. Ao olhar para o ambiente em que uma cobre vive, podemos entender por que sua biologia funciona do modo que funciona.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível