Do que a Coca-Cola é feita?

Escrito por kofi bofah | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Do que a Coca-Cola é feita?
Coca-Cola e sua fórmula secreta, que permanece guardada num cofre em Atlanta (Coca Cola / Wikipedia - Public Domain, Christian Gidlof / Wikipedia - Public Domain, DEA / Wikipedia - Public Domain)

A Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas pelo mundo, e a famosa bebida carrega consigo um sabor distinto e universal. Ela é feita através do concentrado, que é despachado para as fábricas de engarrafamento, que processam o refrigerante. No entanto, apesar de alguns ingredientes serem conhecidos, a fórmula exata permanece como um segredo fortemente guardado.

Outras pessoas estão lendo

Concentrado

A Coca-Cola Corporation produz e vende o concentrado para engarrafadores independentes, distribuidoras de bebida e cadeias de restaurantes. Esse líquido é, então, misturado com açúcar e água filtrada, antes de ser carbonado para criar o aspecto gasoso. O produto estará, então, pronto para ser engarrafado, embalado e vendido na versão de dois litros e para bebedouros.

Do que a Coca-Cola é feita?
Versão de dois litros da Coca-Cola

Folha de Coca

A Coca-Cola tem suas raízes na saúde. Ela foi vendida como cura para dores de cabeça e vício em morfina. A folha de coca, junto com a kola nut (fruto da árvore de Kola, nativa da África), serviu como estimulante para as supostas qualidades medicinais da bebida, desde o início. Até 1903, pequenas quantidades de cocaína (o subproduto da folha de coca) eram acrescidas à Coca-Cola.

Hoje, a marca usa as folhas de coca, já sem cocaína, para dar sabor. A tecnologia permite a remoção de todos os traços da substância, antes de se fazer o concentrado de Coca-Cola.

Do que a Coca-Cola é feita?
Folha de coca e o seu fruto, a kola nut

Fruto de Cola

O fruto de cola, de gosto amargo, é o que fornece a cafeína para a Coca-Cola. O Instituto Nacional de Saúde descreve essa substância como um estimulante, que "te deixa em estado de alerta e proporciona um ganho de energia". A cafeína possui efeito colaterais, como irritabilidade, momentos de ausência e taquicardia. As informações nutricionais do refrigerante indicam que uma latinha contém 23mg de cafeína.

Açúcar, ácidos e flavorizantes

Além da água, açúcar é o ingrediente mais usado na bebida. Uma lata de Coca contém 35 gramas ou oito colheres de chá. O refrigerante é adocicado com o açúcar puro da cana ou xarope de milho rico em frutose, de acordo com o local onde a bebida é produzida. Consumidores americanos bebem Coca-Cola feita com o xarope, que é mais barato e facilmente transportado em locais de clima temperado. Ácido fosfórico é um adicional químico que fornece o gosto diferenciado do refrigerante. Coca-Cola é ainda feita de caramelo e "flavorizantes adicionais", muitos dos quais continuam em segredo absoluto. Os concorrentes da marca são conhecidos por utilizar baunilha, limão e noz moscada para mais sabor.

Fórmula

A fórmula real da Coca fica guardada num cofre no banco Sun Trust, em Atlanta, no estado da Georgia. Sun Trust guarda a receita original e o único registro escrito, referentes à produção exata da bebida. Apenas dois executivos da marca têm acesso permitido ao cofre e, obviamente, à fórmula secreta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível