×
Loading ...

Como codificar e decodificar um modelo de comunicação

Dentro do campo da comunicação geral, existem muitos modelos de comunicação diferentes. O modelo de comunicação linear envolve a comunicação de mão única. O comunicador envia uma mensagem, referida como codificação, e o público recebe a mensagem e interpreta o significado, chamado decodificação. Para uma comunicação eficaz utilizando o modelo linear, você precisa codificar e decodificar mensagens com êxito. Isto implica entender os elementos da comunicação não verbal, além da verbal.

Instruções

A comunicação linear envolve codificar mensagens com êxito para que um público grande possa se relacionar (Spectators image by YURY MARYUNIN from Fotolia.com)

    Codificando mensagens

  1. Identifique o seu público, ainda que seja uma única pessoa ou uma grande multidão, e pesquise a fundo sobre eles. Conhecê-los ajuda com a codificar as mensagens de forma eficaz. Por exemplo, você pode sorrir para reforçar o tom feliz da sua mensagem. No entanto, de acordo com a Universidade Estadual de Buffalo, um sorriso em algumas culturas indica constrangimento. Ao falar com pessoas dessas culturas, um sorriso pode transformar a sua mensagem feliz em uma mensagem ambígua.

    Loading...
  2. Escolha um ambiente apropriado para comunicar sua mensagem. De acordo com a Univerdade Fullerton do Estado da Califórnia, eles têm um importante papel em como seu público decodifica o que você quer passar.

  3. Componha sua aparência cuidadosamente. Ela comunica sua atitude aos outros. Por exemplo, suas roupas, seu cuidado pessoal e o estilo do cabelo representam sua atitude em uma dada situação.

  4. Mantenha uma distância adequada do seu público quando falar. A razão para a comunicação indica a distância adequada para manter. Conversas pessoais podem acontecer dentro de 45 cm a 1,5 metros, enquanto situações mais sociais acontecem dentro de 1,5 a 3,5 metros, e 3,5 metros ou mais para comunicação pública. Violar estas distâncias pode fazer o seu público se sentir desconfortável, impedindo-o de decodificar suas mensagens com êxito.

    Decodificando mensagens

  1. Preste atenção à comunicação não verbal do comunicador. Comunicação não verbal representa a maioria das mensagens enviadas, de acordo com a Universidade Estadual de Buffalo. Em mensagens de decodificação, elas podem enfatizar mensagens verbais, indicar engano, ou adicionar mais significado. Um fator importante a ter em mente para decifrar a comunicação não verbal são as normas culturais da comunicação do comunicador.

  2. Veja a mensagem do comunicador de sua perspectiva. Ao fazer isso, você vai entender melhor a opinião da outra pessoa, o que permite decodificar mensagens de forma mais eficaz.

  3. Analise a configuração de comunicação para detectar quaisquer mensagens que estão sendo enviadas pelo comunicador. Por exemplo, se você decidir almoçar com um velho amigo e ele insistir que você o encontre em seu escritório, isso pode indicar que ele quer compartilhar com você o seu sucesso profissional.

Loading...

Dicas

  • Usar imagens se mostra útil quando a linguagem existe como uma barreira para a codificação de mensagens. Por exemplo, uma imagem de vaca evita confusão potencial indicando exatamente o objeto sobre o qual você quer falar (veja a Referência 1, p. 3).

O que você precisa

  • Um lugar apropriado
  • Informações sobre o comunicador/audiência

Referências

Loading ...
Loading ...