Código de ética para mecânicos

Escrito por david mcguffin | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Código de ética para mecânicos
É importante encontrar um mecânico confiável para assegurar que se gastará dinheiro apenas com o que for necessário para seu carro (Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com)

Mecânicos de automóveis oferecem serviços necessários, mas muitas vezes caros. Enquanto não há organismo uniforme regulando e controlando a qualidade do trabalho oferecido pelos mecânicos ou um código de ética ao qual todos são obrigados a aderir, muitas lojas exibem um código de ética pelo qual prometem trabalhar.

Outras pessoas estão lendo

Automotive Service Excellence (Excelência de Serviço Automotivo)

A Automotive Service Excellence (Excelência de Serviço Automotivo), ou ASE, treina e testa mecânicos como um organismo de certificação para o trabalho de auto-mecânica. A ASE também oferece um código de ética, que todos os mecânicos certificados devem seguir, no entanto, ela não impõe ou regula a conduta ética dos titulares de seus certificados. O código de ética promove padrões de comportamento, como se esforçar para oferecer serviços de primeira classe, dedicação à aprendizagem ao longo da vida, usar apenas materiais e métodos seguros e recomendados pelos fabricantes, recomendar aos proprietários de automóveis o trabalho que considerar ser necessário, tratar o veículo do cliente como se pertencesse ao mecânico, corrigir os eventuais erros cometidos por outros técnicos, sem prejudicar sua reputação, aumentar e manter o respeito do público por técnicos certificados pela ASE, e praticar a integridade do serviço que trabalha sempre para o melhor interesse do proprietário.

Outras considerações

Mecânicos muitas vezes oferecem garantia de satisfação total pelo seu trabalho, prometendo corrigir gratuitamente quaisquer problemas que continuem após a solução inicial implementada pelo mecânico. Mecânicos também devem oferecer uma estimativa com base em seu conhecimento do veículo ou de um livro guia que informe o número esperado de horas para a execução de um determinado reparo em um carro. Se quaisquer serviços inesperados surgirem durante o reparo, o mecânico deve ser responsável por chamar o proprietário para obter permissão antes de fazer qualquer trabalho não autorizado. Por último, se possível, o mecânico deve fornecer prova de seu trabalho, e dar uma lista detalhada de reparos ou funções de manutenção que tenham sido realizadas.

Sinais de mecânicos antiéticos

Se um mecânico não concorda em oferecer garantia de seu trabalho ou em mostrar provas de reparos ou manutenção feitas, esses podem ser indicativos para avaliar a qualidade de ética a qual o mecânico adere. Além disso, se um mecânico ou loja de autorreparação oferece uma longa lista de reparos recomendados que precisam ser feitos imediatamente, há grandes chances de que estejam tentando enganar você com um trabalho que não precisa realmente ser feito.

Como encontrar um bom mecânico

Para encontrar um bom mecânico procure por estabelecimentos locais com uma boa reputação. Pergunte a moradores que vivem na área há muito tempo ou que tenham crescido lá sobre as pessoas a quem eles levam seus carros para manutenção e reparos. Apesar de cadeias de lojas de reparação de automóveis fazerem maior publicidade em comparação com outros mecânicos, oficinas dessas cadeias, por vezes, utilizam comissão para impulsionar as vendas mais elevadas de reparos e procedimentos de manutenção que não são necessários. Desconfie de qualquer lugar que vem correndo até você com uma longa lista de reparos necessários.

Coisas para perguntar

Além do código de ética e da formação de mecânicos de automóveis, ainda é importante fazer algumas perguntas-chave antes de confiar seu veículo a um fornecedor de serviços. Pergunte se eles oferecem uma garantia de serviço e saiba quais são os seus termos. Por vezes, as peças são garantidas, mas não o trabalho, ou o trabalho mas não as peças, ou ambos. Alguns mecânicos oferecem corrigir quaisquer problemas que não sejam resolvidos corretamente na primeira vez, sem nenhum custo adicional. Outras vezes, certos mecânicos podem oferecer reduzir a fatura ou eliminá-la completamente se o trabalho não for feito direito. Também é importante perguntar ao mecânico se você pode ver as peças usadas ou provas de seu trabalho em seu carro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível