Mais
×

O que as codornas comem?

Existem seis espécies de codornas pelo mundo, com a codorna japonesa sendo a predominante no Brasil. Embora as dietas das diferentes espécies possam variar de acordo com a região em que as aves estejam vivendo, todas as codornas podem comer os mesmos tipos de comida. O principal motivo pelo qual uma codorna possa comer de forma diferente do que outra em uma determinada região pode ser pela falta de alimentos disponíveis.

Todas as codornas podem consumir os mesmos tipos de alimentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Insetos e minhocas

A codorna é um ave onívora, o que significa que come outros seres vivos além dos alimentos que crescem do solo. No caso da codorna, insetos como grilos e gafanhotos são escolhidos como refeições. As codornas também gostam de incluir minhocas em sua dieta quando disponíveis. Minhocas e insetos são os principais alimentos consumidos para ajudarem a aumentar a massa corporal e a força quando as codornas são muito jovens. Conforme a ave cresce, passa a depender menos dessas fontes de alimento; os insetos e as minhocas compõem somente cerca de 5% da dieta de uma codorna adulta.

Sementes e cereais

Sementes e cereais compõem a maior parte da dieta de uma codorna adulta, assim como uma porção da dieta de um filhote de codorna. Sementes e cereais saudáveis como trigo e cevada tendem a ser melhores, embora a codorna coma qualquer coisa que esteja disponível. As sementes e os cereais que contêm maior quantidade de calorias ajudam a ave a ganhar peso, o que é necessário para a sobrevivência. Quanto mais gordura um pássaro tiver no corpo, maiores são as chances de sobreviver durante um inverno longo e frio.

Frutas

Quando disponíveis, uma codorna gosta de comer frutas pequenas. Essas frutas tendem a ser mais fáceis para as aves encontrarem em meses ou regiões mais quentes e são mais escassas depois que neve cai.

Vegetação

Estima-se que 95% da dieta de uma codorna adulta seja composta por sementes, grãos, frutas e vegetação. A última categoria consiste em flores e vegetação verde. As ervas são o tipo de vegetação de que as codornas mais gostam.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article