Como saber se uma coelha está grávida apenas tocando-a?

Escrito por yvonne glasgow | Traduzido por lara scheffer
Como saber se uma coelha está grávida apenas tocando-a?
Coelhos são encontrados em fazendas e em casas como animais de estimação (rabbit image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Algumas coelhas podem mudar seus comportamentos quando estão grávidas. É possível dizer se uma coelha está esperando filhotes quando ela começa a construir um ninho com seu próprio pelo e agir irritada com machos. Para coelhas que não exibem esse comportamento, existe uma maneira para a gestação ser detectada. "O guia de Storey para criar coelhos", uma livro útil para criadores de coelhos, explica como saber se uma coelha está grávida tocando sua barriga.

Instruções

  1. 1

    Preste atenção nas ações da coelha se você acredita que ela possa estar grávida. Antes da segunda semana de gestação, não é perceptível pelo toque. O período de gestação de um coelho, de acordo com "O guia Storey para criar coelhos", é de trinta dias. Se a coelha tem demonstrado comportamentos como negar machos ou construir ninhos, então é provável que esteja na primeira semana de gestação.

  2. 2

    Quando ela estiver aproximadamente na segunda semana de gestação, levante a coelha gentilmente, pegando na pele da parte de trás do pescoço com uma mão e segurando-a com as costas apoiadas em seus braços, como um bebê. Se ela não estiver acostumada com pessoas a segurando, pode ser necessário duas pessoas para que uma segure seus pés. Seja sempre gentil para não machucar ela ou seus filhotes. Toque a área do baixo ventre com dedos leves. De acordo com "O guia Storey para criar coelhos", os filhotes vão parecer com pequenas bolinhas na barriga da mãe.

  3. 3

    Se realmente não for possível pegá-la no colo, segure a coelha pela parte de trás do pescoço enquanto ela estiver sentada em sua gaiola ou em algum lugar plano. Use a outra mão para alcançar e tocar gentilmente sua barriga. Novamente, os filhotes parecerão pequenas bolinhas no abdômen. Apenas toque gentilmente e com poucos dedos para não machucar os bebês.

Dicas & Advertências

  • Se a coelha estiver mostrando sinais de gestação, dê a ela alguns itens para começar a fazer um ninho, como jornais, feno e palha. Isso irá diminuir as chances de a coelha arrancar muito de seu próprio pelo para montar o ninho, sugere "O guia Storey para criar coelhos".
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível