Mais
×

Como fazer meu coelho se familiarizar com meu filhote?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cachorros e coelhos não são amigos naturais. Na vida selvagem, cães e lobos caçam coelhos e outras presas. A mera visão de um coelho pode ativar a vontade de caçar de um cachorro, o que faz com que seja difícil que ele escute comandos básicos ou que pare de perseguir a presa. No entanto, filhotes de cachorro vivem críticos períodos sensíveis de socialização quando têm entre 4 e 20 semanas, de acordo com o livro "Canine Behavior" (Comportamento Canino, em tradução livre), de Bonnie Beaver. Filhotes apresentados a coelhos durante esse período são menos suscetíveis a caçá-los ou machucá-los. Da mesma maneira, um coelho que se acostuma a estar perto de cachorros tem menos chances de agir de maneira assustada, ativando a vontade de caçar do cão. Mesmo se seu cachorro sempre for gentil com seu coelho, nunca os deixe sozinhos sem supervisão.

Instruções

Coelhos podem aprender a ter menos medo de cachorros (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Ensine seus animais a aceitarem os cheiros uns dos outros. Coloque uma toalhinha ou outro pano da gaiola do coelho na caixa de transporte do cachorro, e coloque algo com que seu filhote de cachorro sempre brinque na gaiola do coelho. Isso ajuda os animais a se acostumarem com o cheiro do outro, o que pode reduzir o medo, a agressão e a ansiedade quando eles se veem.

  2. Coloque seu coelho em uma gaiola portátil pequena com a tampa e a porta bem presas e coloque o filhote de cachorro na caixinha de transporte. Então coloque as portas das duas a 7 cm de distância. Isso permite que o coelho e o cachorro consigam se cheirar e se ver. A distância, porém, garante que o cão não machucará o coelho. Use o clicker de adestramento e dê a cada animal um agrado a cada um ou dois minutos. Permita que eles se cheirem por outros cinco minutos ou mais. Se algum dos animais mostrar sinais de medo ou agressão, separe-os imediatamente e tente novamente no dia seguinte. Repita esse exercício duas ou três vezes ao dia por pelo menos duas semanas.

  3. Coloque o coelho em sua gaiola e deixe o filhote de cachorro se aproximar. Segure-o para garantir que ele não possa morder ou bater no coelho. Use o clicker de adestramento e dê a ele um agrado. Aumente a duração desse exercício ao longo das semanas seguintes. Com bastante prática, seu cachorrinho deverá conseguir ficar calmo perto do coelho e o coelho não irá mais sentir medo.

Aviso

  • Nunca deixe seu coelho fora da gaiola perto do filhote de cachorro.
  • Nunca deixe seu cachorro e o coelho sozinhos juntos.

O que você precisa

  • Pequena caixa de transporte ou gaiola para coelho
  • Caixa de transporte para cachorro
  • Clicker para adestramento de cachorros
  • Agrados para cachorros
  • Agrados para coelhos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article