Mais
×

Os coelhos têm mais quedas de pelo quando vivem dentro de casa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você planeja manter um coelho como animal de estimação em casa, tenha um cercadinho (uma jaula que é grande o suficiente para que o animal se mova por ali) ou simplesmente permita que seu animal viva livremente no ambiente interno. A queda de pelos é um assunto a ser lidado. Eles podem ter diferentes comprimentos de pelagem, mas independente do tipo de pelo, todos esses animais sofrem na troca de uma camada por outra.

Os coelhos vêm em diferentes cores e comprimentos de pelagem (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Queda de pelo normal em coelhos

A troca, também conhecida como "muda", acontece a cada três meses e pode durar de 2 a 6 semanas, sendo um processo natural para os coelhos. Cada muda alternada possui uma queda de pelos mais leve, mas a troca seguinte é ainda mais pesada. Esses animais podem ter partes peladas durante essa época, entretanto normalmente, o pelo cresce de volta em duas semanas. Quando brincar com ele ou escová-lo, é possível notar que seu coelho está na época da troca. Se seu animal tem pelos compridos, obviamente, eles são mais visíveis. Mas, os coelhos com esse tipo de pelo, não sofrem com as quedas tanto quanto os animais de pelagem curta.

Coelhos que vivem dentro de casa versus animais que vivem fora

Os coelhos que vivem dentro de casa não tem quedas de pelo a mais que os que vivem externamente. Devido às variações climáticas, contudo, alguns animais trocam mais. Se você aumentar a temperatura do ambiente, isso pode estimular a muda. Os coelhos mantidos dentro de casa têm mais quedas de pelo durante os meses de inverno, quando os aquecedores estão ligados. Para prevenir o excesso dessa queda, durante o ano todo, mantenha o espaço do coelho em uma temperatura constante.

Quedas de pelo excessivas

Se você observar que seu coelho tem mais quedas de pelo que o normal, possui pontos pelados por extensos períodos ou coceira na pele, esses sintomas podem indicar uma condição médica que requer o diagnóstico de um veterinário. As causas em potencial incluem: infecções de pele, parasitas dermatológicos, (como os ácaros e pulgas), deficiências nutricionais e desequilíbrio hormonal. Outras causas possíveis são o estresse, a gravidez ou a gravidez psicológica. Um animal entediado pode se higienizar em excesso, aumentando a queda de pelo (e dos pontos pelados). Por isso, para prevenir esse quadro, interaja com ele e dê afeto.

Cuidando do seu coelho

Para remover sujeira e células mortas, os coelhos se limpam como os gatos. Contudo, isso não é saudável para o seu estômago, já que (assim como os felinos) eles vomitam bolas de pelos acumuladas. Durante a fase que não acontece a muda, escove seu animal, no mínimo, uma vez por semana e aumente a frequência quando a troca começar. Se você possui um coelho de pelagem comprida, corte curto em 2,5 centímetros. Do contrário, as bolas de pelo serão um problema para você e seu bicho de estimação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article