Coisas a evitar antes de um teste de PSA

Escrito por rebekah richards | Traduzido por eduardo horst maidana
Coisas a evitar antes de um teste de PSA

O PSA pode ser usado para detectar problemas na próstata

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

O teste de antígeno prostático específico (PSA, prostate-specific antigen) mede a quantidade de PSA que o homem tem no sangue, em nanogramas por ml. As células da próstata produzem PSA, um tipo de proteína, que alguns médicos usam como screening para câncer de próstata ou para monitorar pacientes que estão com a doença. Níveis altos de PSA podem indicar um risco aumentado, que mata aproximadamente 3% do homens nos Estados Unidos. Contudo, esse teste é controverso e alguns médicos não recomendam a dosagem do PSA.

Outras pessoas estão lendo

Princípios da dosagem de PSA

Durante o teste PSA, uma enfermeira ou médico amarra um elástico ao redor do seu braço para forçar o enchimento das veias com sangue. Ela então colhe o sangue de uma veia, geralmente a que fica na parte interior do cotovelo ou no dorso da mão, e aplica um curativo depois. Você pode sentir uma dor aguda e ficar com um hematoma. Você pode voltar a todas as atividades normais após esse teste.

Antes do teste

Não ejacule por 24 horas antes do teste de PSA, pois isso pode aumentar artificialmente seus níveis de PSA, de acordo com o National Cancer Institute. Andar de bicicleta ou de motocicleta antes do teste pode também distorcer seus níveis de PSA, pois essas atividades põem pressão sob a próstata.

Exame retais digitais

Um exame retal digital, ou ERD, é outro teste de screening para o câncer de próstata no qual um médico introduz um dedo com luva no reto e sente a próstata. Anormalidades, como nódulos, podem indicar um risco aumentado para câncer. Um ERD pode também afetar a glândula prostática e distorcer os resultados do PSA. Pergunte ao seus médicos se você pode fazer o teste de PSA antes do ERD.

Considerações

Outros fatores fora do seu controle podem também afetar os níveis de PSA. Por exemplo, ter uma infecção de próstata ou do trato urinário pode alterar temporariamente o nível de PSA. Testes de bexiga ou próstata que utilizam sondas na uretra podem também afeta-los. Esses níveis geralmente aumentam com a idade. Além disso, alguns medicamentos, como finasterida ou terapias hormonais, podem diminuir artificialmente os níveis de PSA. Sempre informe seus médicos sobre qualquer medicamento que você esteja usando.

Limitações

Os médicos discordam sobre o valor dos testes de PSA. Não existe nível ou faixa normal, e o câncer as vezes ocorrem mesmo em homens com PSA baixo, enquanto que outros com PSA alto são saudáveis. A maioria dos homens que tem o PSA aumentado não tem câncer de próstata. Além disso, alguns tumores de próstata de crescimento lento podem não ser perigosos, e o tratamento deles pode ser desnecessário. O tratamento do câncer de próstata geralmente envolve efeitos secundários severos, que diminuem a qualidade de vida do paciente, incluindo impotência e incontinência urinária.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media