×
Loading ...

Como fazer coisas com fibra de vidro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A fibra de vidro é um material muito forte, durável, leve e facilmente reparável. Quando se trabalha com fibra de vidro, é construída em um processo chamado de laminação -- aplicar folhas de fibra de vidro e uma solução de resina líquida em camadas para obter diferentes espessuras (a matriz polimérica é um material semelhante a tecido seco feito de fios de fibra de vidro minúsculos montados em conjunto com um agente de ligação, que vem em diferentes espessuras e larguras). Você precisará misturar a resina com uma solução de endurecimento, ou catalisador, para que cure até ficar sólida. Aplique o catalisador à matriz usando um rolo de feltro ou pincel.

Instruções

Aprenda a laminar fibra de vidro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine o tamanho da área que quer fazer a sua fibra de vidro, bem como a espessura que gostaria que ela tivesse. Se usar o padrão de matriz com 40 g, sete camadas de matriz encharcadas de resina serão iguais a um laminado de 0,6 cm, 14 camadas igual a um laminado de 1,2 cm e assim por diante.

    Loading...
  2. Usando uma tesoura forte, corte a matriz de fibra de vidro no tamanho desejado. Você também pode usar uma lâmina de barbear, se estiver cortando sobre uma superfície plana e dura.

  3. Prepare a superfície que gostaria de laminar, desgastando-a com uma lixa grossa. A menos que a superfície seja de madeira, precisará raspá-la completamente para permitir que a fibra de vidro consiga uma boa aderência. Limpe a superfície com um pano úmido para remover toda a poeira.

  4. Misture a sua resina e catalisador conforme as instruções nos rótulos. Certifique-se de agitar a mistura completamente. Os rótulos também irão dizer-lhe os tempos aproximados de cura.

  5. Usando o seu rolo de feltro ou pincel, molhe a superfície que está laminando com a mistura de resina e catalisador. Monte a sua primeira camada e molhe-a até que a resina escureça toda a coloração branca da matriz. Usando o seu rolo, passe por cima de toda a camada e remova quaisquer rugas ou bolhas de ar. Repita esse processo camada por camada até chegar à espessura desejada. Deixe curar.

  6. Lixe levemente a superfície finalizada usando uma lixa fina. Isso eliminará pequenas pontas e lascas e dará ao seu projeto um acabamento liso.

Loading...

Aviso

  • Ao trabalhar com fibra de vidro, sempre use um respirador e óculos de segurança.

O que você precisa

  • Tesoura forte ou lâmina de barbear
  • Matriz polimérica
  • Lixa grossa
  • Pano velho
  • Lixa fina
  • Resina
  • Endurecedor
  • Rolo ou pincel de feltro
  • Suporte para rolo

Referências

Loading ...
Loading ...