Mais
×

Coisas para fazer com uma folha de madeira compensada

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma folha de madeira compensada geralmente tem 2,3 m de comprimento por 1,2 m de largura. Há várias espessuras disponíveis, desde 0,6 mm até 2 cm. Esse tamanho significa que você terá muito material disponível para muitos projetos com apenas uma folha de madeira compensada.

Dá para fazer muita coisa com uma folha de madeira compensada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sobre a madeira compensada

Considere a espessura da placa de madeira, assim como a qualidade e o grau. Por exemplo, uma madeira CDX de 1,5 cm é marcada com um D em um lado, que é o grau mais baixo; C, que é um pouco melhor, no outro lado; e X, que indica que a madeira é própria para exteriores. A madeira compensada vem em graus AB ou BC, também. Finalmente, é possível comprar folhas que sejam laminadas com carvalho ou cerejeira. Considere o tipo de compensado mais indicado para os projetos que você pretende realizar.

Primeiras ideias

Uma madeira compensada de grau AB serve para pequenos projetos de artesanato. Um lado da madeira é sempre de um grau menor que o outro, presumindo que será o lado interno do projeto e não será visível. É possível construir cinco ou seis casas pequenas para pássaros ou duas ou três grandes. A espessura de 1,5 cm é ideal para esse tipo de projeto. Será divertido pintar sua casa de passarinho finalizada. Outro projeto interessante é cortar letras, objetos e outros formatos em meia folha de madeira. Pinte a outra metade e monte o que você montou para fazer uma placa para a feira escolar local, por exemplo.

Projetos para exteriores

Com madeira compensada de 1,2 ou 1,5 cm de espessura, é possível construir uma casinha de cachorro ou gato à prova d'água. Para uso em ambientes externos, use pregos galvanizados e pinte com uma tinta apropriada. Embora seu cachorro não vá se importar, você pode decorar a casinha para que fique bonita em seu quintal. Se pretende fazer um modelo simples usando uma das paredes da casa para servir como a parte de trás, use uma folha de compensado como telhado e faça um espaço simples para guardar brinquedos e ferramentas de jardinagem.

Ideias de brinquedos

Brinquedos são outra alternativa interessante para o uso da madeira compensada. É possível construir desde uma casa de bonecas até um trator. Há moldes disponíveis para compra que podem ajudar. Com meia folha, dá para fazer uma base com cestinha para tentar acertar saquinhos de feijão dentro. Desenhe uma boca de palhaço ou de urso no buraco para decorar. Com a outra metade, faça o suporte para o jogo. É divertido ver quem acerta o saquinho na "boca". Com o compensado de 0,6 cm dá para fazer quebra-cabeças. Use sua criatividade para fazer os desenhos ou cole uma fotografia na madeira e corte com uma serra de rolagem. Faça o quebra-cabeça no tamanho que quiser ou com, pelo menos, 15 peças, de formatos variados, de acordo com sua vontade. Um quebra-cabeça de dez peças é suficiente para uma criança, mas para um adulto, você pode fazer um de 200.

Outras ideias

Faça uma bancada de trabalho simplesmente cortando uma folha de madeira compensada no tamanho que você precisa. As espessuras entre 1,5 e 2 cm garantem um suporte resistente. Prateleiras e estantes pequenas de livros podem ser feitas com apenas uma folha de compensado. O único limite em relação ao que você pode fazer é a sua imaginação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article