×
Loading ...

Coisas legais para se fazer com uma protoboard

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Protoboards são placas de plástico, cheias de furos, que são utilizados para prototipagem de projetos eletrônicos. Em vez de soldar os componentes, você pode simplesmente colocar os componentes e alguns fios na placa. Os componentes e os fios são de fácil inserção, fáceis de mudar e fáceis de remover. Por baixo das placas, os orifícios estão ligados eletricamente em padrões de linhas e colunas.

As protoboards são usadas para prototipagem rápida de dispositivos eletrônicos (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Fazer um rádio

Um projeto eletrônico clássico é a construção de um rádio. Quando você ouve pela primeira vez as vozes e a música que sai de um emaranhado de componentes e fios, consegue romper uma barreira na arte de projetar circuitos. Protoboards tornam esta tarefa fácil, porque você não tem que soldar os componentes, basta inseri-los na placa. Normalmente você conecta a fonte de alimentação de um lado da placa e o aterramento no outro lado. Conecte os componentes que estão no esquemático do circuito nas fileiras de buracos do meio. Você pode facilmente montar uma rádio dedicando uma hora ou menos de trabalho.

Loading...

Faça um painel de luz no estilo discoteca

É preciso um pouco mais de capacidade de projeto para construir um painel de luz no estilo dos usados em discotecas. Você pode começar tentando ligar um caminho de LEDs em sua placa de ensaio, mas no decorrer do projeto, você provavelmente vai querer ter uma segunda placa de ensaio para enchê-la com LEDs. O padrão no qual os LEDs ligam e desligam pode ser controlado de várias maneiras diferentes: por som (já que estão em discotecas), colocando um microfone no circuito e separando as diferentes frequências com diferentes valores de capacitores; pelo toque ou ainda pelo uso de padrões pré-programados. Este é um projeto onde o que lhe limita é apenas sua imaginação.

Construir circuitos de computador

Dependendo do seu conhecimento de circuitos de computador, existem vários bons projetos para se fazer em uma protoboard. Um projeto fácil é um decodificador, como os usados decodificar as teclas digitadas em sequências ASCII, ou para fazer a decodificação de números binários em decimais. Um projeto de um nível um pouco mais difícil é a codificação e decodificação de um código Hamming, ou outro código de erro que seja utilizado na correção da transmissão de dados. Um circuito clássico de computador que pode ser construído é um somado - um circuito que adiciona duas cadeias binárias. Este é realmente um projeto de design digital e você pode construi-lo usando portas lógicas em chips. Se você for mais corajoso, pode construir suas próprias portas lógicas usando transistores e resistores.

Robôs de controle

Muitos kits robóticos têm minúsculas protoboards incluídas em sua estrutura. Você pode conectar componentes de sensores e motores - e também outros componentes - para controlar o comportamento de um robô. Você também pode conectar esta placa de ensaio em um microprocessador que pode ser programado através de seu computador. Este chip também funciona como um excelente controlador para o projeto de um painel de luz de discoteca. Você pode conectar o chip programável diretamente de sua placa de ensaio para controlar outros projetos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...