Coisas que podem gerar bolhas na água da torneira

Escrito por lewis levenberg | Traduzido por jonatan franco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Coisas que podem gerar bolhas na água da torneira
Bolhas podem aparecer em um copo de água da torneira por várias razões diferentes, mas normalmente não são perigosas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Bolhas aparecem na água da torneira pois ela possui gases e outros materiais. Algumas delas vêm do encanamento, outras da fonte de água; enfim, existe uma infinidade de motivos. Essas bolhas não devem causar espanto, pois quase sempre não são tóxicas e desaparecem ao longo do tempo.

Outras pessoas estão lendo

Gases

O ar às vezes entra no encanamento e esta é a razão mais comum para ocorrem bolhas na água da torneira. O oxigênio e hidrogênio presentes no ar ligam-se com outras moléculas de água, enquanto que o nitrogênio e outros gases formam as bolhas visíveis. Uma vez que este é o mesmo ar que respiramos, ele não tem efeitos nocivos à saúde, não merecendo qualquer preocupação. Em raras ocasiões, outros gases como metano ou rádom podem entrar no encanamento através da contaminação da água. No entanto estes elementos muitas vezes descolorirão a água além de gerarem bolhas. Se tiver certeza ou suspeitar que um gás venenoso está contaminando seu fornecimento de água, contacte a companhia local imediatamente.

Coisas que podem gerar bolhas na água da torneira
A maioria das bolhas ocorrem por causa do ar presente na água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Partículas

Tal como acontece com o ar, pequenas partículas de sujeira podem entrar no encanamento. Quando o fluxo da água cai em um copo, por exemplo, pode causar a formação de bolhas devido à tensão superficial da água em torno das bolsas de ar ligadas a ela. As bolhas irão evaporar-se e as partículas irão assentar ao longo do tempo devido à gravidade. Se você estiver preocupado com a sujeira, areia ou outras partículas na água, um filtro de carbono pode ajudar.

Coisas que podem gerar bolhas na água da torneira
A água da torneira raramente tem muita sujeira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Sobre canalizações

Com o tempo, os tubos de metal que usamos para levar água até nossas casas podem quebrar ou corroer. Se o metal oxidado dos tubos entrar em contato com a água, a corrosão pode dissolver-se em quantidades muito pequenas. Quando estas partículas saem da torneira, elas reagem com outras partículas e formam bolhas em torno de si mesmas. Mais uma vez, estas bolhas irão desaparecer ao longo do tempo e, caso queira, você pode filtrar a água.

Coisas que podem gerar bolhas na água da torneira
Mesmo os tubos mais resistentes podem acabar corroendo-se com o tempo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aditivos para água potável

Alguns governos ordenam que certas substâncias químicas, como flúor, sejam adicionadas à água potável. Em raras ocasiões, esses produtos químicos podem não se dissolver completamente, formando gases ou partículas que atuam como bolhas. Se você está preocupado com aditivos em sua água, entre em contato com o governo local para descobrir o que eles permitem que seja posto na água potável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível