Mais
×

Coisas que você precisa saber antes de colocar um piercing na língua

Atualizado em 17 abril, 2017

Os piercings na língua datam dos rituais tribais dos Astecas e Maias. Hoje em dia, usam-se hastes com bolinhas nas pontas feitas de aço, que são inseridas na língua e encurtadas para evitar danos aos dentes. Os críticos apontam os riscos de infecção e dentes quebrados, enquanto os defensores exaltam o quão fashion o acessório é. Independentemente dessas opiniões, existem coisas que você deve saber antes de furar a língua, incluindo os cuidados depois da aplicação do piercing.

Os body piercers evitam as artérias principais que existem na língua humana (Getty Images)

Processo

Uma das maiores preocupações entre as pessoas que desejam colocar esses piercings é a dor sentida. O processo em si é rápido, afirma o colunista Kristopher Thornsbury, falando sobre sua própria experiência para o Johns Hopkins University Newsletter. O profissional coloca um pedaço de rolha embaixo da língua, espeta uma agulha rapidamente e insere o piercing pelo furo recém feito.

Riscos

Diversas artérias correm pelos músculos da língua, o que é um risco para a ocorrência de hemorragias caso o body piercer acidentalmente fure alguma delas, alerta a University of Alabama do Birmingham Health System. Os piercings na língua também podem levar à transmissão de hepatite ou de uma infecção na válvula cardíaca chamada de endocardite. A joia usada pode causar recessão na gengiva e perda de dentes. Além disso, o furo pode ser perigoso devido ao grande número de bactérias existentes na boca humana.

Cuidados após o furo

O pico de inchaço ocorre na manhã seguinte ao furo, de acordo com a página de cuidados após a colocação do piercing da Pacific Body Jewelry. Deixe algumas lascas de gelo derreterem na língua por cinco a dez minutos para anestesiá-la. Tome água gelada durante o dia para acelerar a cicatrização. Use um enxaguante bucal sem álcool, como os da Oral-B, para limpar o local. Evite esfregar a escova de dentes para prevenir irritações. Algumas pessoas percebem uma coloração amarelada na língua que desaparece depois de alguns dias.

Prazeres

Os que apoiam o uso de piercings na língua listam diversos benefícios entre as coisas que se precisa saber antes de furá-la. O principal motivo são os prazeres sensuais, como a sensação de beijar alguém com esse piercing, afirma o site The Piercer. Além disso, ao contrário das tatuagens, os piercings podem ser removidos para que a pessoa não precise mostrá-lo para os pais ou chefes. Parte da diversão envolve a escolha entre os diversos estilos de joias, como halteres, argolas e bolinhas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article