Coisas para fazer quando você sentir dificuldade para respirar

Escrito por laura latzko | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Coisas para fazer quando você sentir dificuldade para respirar
As sinusites agudas produzem congestão nasal, dificultando a respiração (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Se você tem dificuldade para respirar, pode sentir como se não pudesse puxar ar suficiente para dentro e fora dos pulmões, de acordo com a Medline Plus. Você pode começar a tossir, arfar, respirar com dificuldade ou sentir falta de ar, como resultado de problemas respiratórios, muitas vezes ocasionados por uma doença ou enfermidade tal como sinusite, asma, doença pulmonar, pneumonia, doença cardíaca, alergia, taquicardia ou outro problema respiratório. O tratamento depende da gravidade do seu problema.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento em casa

Se você está tendo dificuldade para respirar por causa de um resfriado, de uma congestão nasal ou outro problema menos grave, use sprays descongestionantes, gotas ou comprimidos anti-histamínicos. Medicamentos descongestionantes diminuem o tamanho dos vasos sanguíneos do nariz, tornando mais fácil a respiração, de acordo com a Medline Plus. Os anti-histamínicos reduzem a quantidade de muco no nariz e também limpam as vias respiratórias para que você possa respirar melhor, segundo o site. Seringas nasais e gotas de soro fisiológico são remédios caseiros que você pode usar para limpar a congestão nasal.

Em caso de resfriados ou congestão, tome sopa de galinha para ajudar a desobstruir as vias nasais mais rapidamente, o que pode ajudar a reduzir ou cessar o congestionamento nasal, de acordo com a Clínica Mayo. Use um vaporizador ou umidificador em seu quarto parar criar um ambiente úmido, o que também pode ajudá-lo a respirar melhor.

Se você tem um problema crônico que faz com que tenha dificuldades respiratórias, precisa parar de fumar, reduzir o estresse em sua vida, manter um peso saudável, fazer exercícios regularmente, ter uma dieta equilibrada e/ou limitar a sua exposição a determinados alérgenos para reduzir seus problemas respiratórios.

Se parar de respirar, precisará de alguém para realizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em você. Deixe que as pessoas próximas a você saibam se estiver sofrendo de uma condição como um problema cardíaco que pode causar uma parada respiratória. A RCP é usada para restaurar o fluxo sanguíneo para o coração, o que pode ajudá-lo a respirar, segundo a American Heart Association.

Coisas para fazer quando você sentir dificuldade para respirar
Dificuldades respiratórias também podem indicar problemas mais graves (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tratamento médico

Você também deve procurar assistência médica se estiver sentindo dor ou pressão no peito, se estiver arfando, com insônia como resultado de dificuldades respiratórias, tosse e/ou febre, pois você deve estar sofrendo de um problema mais grave, tal como uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

No consultório do seu médico, você vai precisar se submeter a um exame físico, histórico médico e outros testes. O seu médico pode realizar um raio-X para olhar seus pulmões, um eletrocardiograma (ECG) para medir os impulsos elétricos do seu coração, um teste de função pulmonar para descobrir se você tem uma doença como asma ou bronquite ou outro teste que meça o coração ou os pulmões.

Depois dos testes, o seu médico provavelmente prescreverá antibióticos ou outros medicamentos, como diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina ou beta-bloqueadores para reduzir os sintomas que você esteja enfrentando por causa de sua condição.

Coisas para fazer quando você sentir dificuldade para respirar
Você também deve procurar assistência médica se estiver sentindo dor ou pressão no peito, estiver com chiado ou insônia (brennan wesley/iStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível