Mais
×

Coisas que os técnicos de informática deveriam saber

Atualizado em 10 abril, 2017

Não há diretrizes oficiais dizendo quanta experiência ou educação um técnico de informática deve ter para que seu trabalho seja qualificado. Entretanto, há certas coisas que os técnicos de informática devem saber para fazer seu trabalho eficientemente. O campo da tecnologia da informação (TI) é exigente, acelerado e está constantemente mudando, então é importante saber pelo menos o básico antes de você embarcar em uma carreira nesse campo.

Existem habilidades básicas que os técnicos de informática devem ter (computer image by blaine stiger from Fotolia.com)

Resolução de problemas

Um técnico de informática precisa ter a habilidade para resolver problemas para ser eficaz no seu trabalho. Eles frequentemente passam por problemas nunca vistos antes, e ter a habilidade de resolução de problemas permite que eles cheguem a uma conclusão. Devido a tecnologia da informação estar em constante mudança, os técnicos de informática devem vir com novas soluções para resolver os problemas tecnológicos que eles nunca se depararam antes.

Tecnologias atuais

Um técnico de informática precisa estar constantemente ciente sobre as novas tecnologias e soluções, para que esteja informado sobre qual software e hardware são atuais e consiga encontrar soluções para qualquer problema que ele encontre em seu trabalho. Se um técnico de informática não estiver atualizado nas soluções tecnológicas, ele poderá ter dificuldades em encontrar respostas para os problemas que o cliente o apresentou. Em cada sistema operacional novo, o lançamento de um hardware ou o programa de software irão apresentar novos desafios, então o técnico de informática deverá estar atualizado para ser eficiente.

Básico de software

Um técnico de informática deve ter um bom conhecimento no básico de software para fazer seu trabalho apropriadamente. Ele deverá saber como manusear a internet e as aplicações básicas como: Microsoft Office, Outlook Express, Adobe Reader e software de vírus e spyware como Avira AntiVir, Norton Antivírus e Spybot. Também deverá saber como utilizar utilidades de computador básicas como: desfragmentador de disco, ScanDisk, limpeza de disco e o gerenciador de tarefas.

Básico de hardware

Um técnico de informática deve ter um bom conhecimento no básico de hardware para ser eficiente. Técnicos de informática frequentemente enfrentam problemas com hardware, como com os periféricos, drivers de CD-ROM, memória RAM, resfriadores, cabos de energia, CPUs e outros elementos de hardware. Eles também irão mexer com digitalizadores, impressoras, máquinas de fax e outros acessórios de computador que requerem um conhecimento básico de hardware.

Rede

Técnicos de informática também poderão se deparar com problemas de rede, então eles deverão ter algum conhecimento sobre como uma rede de computador funciona. Isso inclui não apenas conectar o computador na internet, mas também conectar um computador no outro em redes de negócios e conectar computadores em impressoras ou digitalizadores para impressões e digitalizações via wireless. Técnicos com um vasto conhecimento em redes de computadores podem manusear uma larga escala de servidores de redes para clientes empresariais também.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article