Que tipo de cola usar na encadernação de livros?

Escrito por joe mcelroy | Traduzido por daniela almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de cola usar na encadernação de livros?
A cola certa manterá os seus livros mais seguros do que cadeados e correntes (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

A cola usada nas encadernações depende do tipo de livro que se deseja encadernar. Algumas colas muito comuns podem ser utilizadas em reparos de papel ou livros com capa fina. Se feitos com a maneira correta e com paciência, os reparos irão durar por um longo tempo. Se você está interessado em encadernar livros valiosos ou de capa dura, deve antes testar diferentes tipos de colas em livros mais baratos.

Outras pessoas estão lendo

Acetato de polivinil

O acetato de polivinil, ou cola PVA, é largamente utilizado no reparo de capas de livros. É barato, fácil de encontrar, solúvel em água e dura por um longo tempo. A cola PVA é encontrada nas cores amarela e branca, com certas diferenças de qualidade. A amarela é conhecida como “cola de carpinteiro” e raramente é utilizada na encadernação de livros porque tende a descolorir as páginas. A fórmula da cola PVA branca é especialmente desenvolvida para a encadernação. Quando bem colocada, após a secagem, ainda mantêm uma ótima flexibilidade, o que ajuda na durabilidade.

Colas de ajustes rápidos

Em alguns casos, como um reparo simples e rápido de um livro que você está lendo no momento, uma cola de ajuste rápido é o ideal. Qualquer cola desse tipo deve ser usada com cuidado e moderação, já que, se houver qualquer erro, você provavelmente não terá tempo para consertar. Essas colas são normalmente à prova d’água e tendem a ficar quebradiças com o tempo, portanto, não são boas para arquivos ou se você pretende ter o livro em sua coleção permanentemente.

Cola de carpinteiro

A cola de carpinteiro é um material de uso profissional, feito à base de matéria prima animal. É comumente usada em trabalhos de carpintaria, devido à sua resistência. Também é utilizada na encadernação de livros de alta qualidade e de capa dura. Para essa finalidade, a cola vem em formato granulado ou em blocos, e deve ser aquecida de acordo com as instruções do fabricante antes de ser usada. Depois de secar e esfriar, cria uma encadernação firme, porém flexível.

Encadernação thermal bind

As máquinas de encadernação thermal bind são normalmente usadas em negócios e indústrias como uma maneira rápida e simples de encadernar relatórios. Neste caso, a encadernação é feita com tiras de cola de 2,5 cm de largura e 24 cm de comprimento, que podem ser facilmente cortadas em pedaços menores. A máquina aquece a cola ao longo da área que deve ser colada. Conforme a cola vai secando, forma uma superfície uniforme e sólida. Às vezes, as livrarias usam essas máquinas para reparar a encadernação de livros antigos e de capa fina. Em muitos casos, já há cola suficiente na área danificada. Portanto, uma nova aplicação de cola é desnecessária, apenas o aquecimento da máquina irá redistribuir a cola e reconstruir a encadernação original.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível