Cola lubrificante vs. fita de teflon

Escrito por bud maxwell | Traduzido por christian avila
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Sempre que um trabalho requer fazer uma conexão entre duas extremidades de um tubo com rosca, a possibilidade de vazamento existe. Não importa que tipo de tubo é, desde plástico até linha de gás de aço, fios são imperfeitos e vão vazar se não estiverem protegido com material adicional colocados sobre as conexões. Existem dois tipos básicos de material que impedem os vazamentos: fita de teflon e cola lubrificante.

Cola lubrificante

Cola lubrificante é um vedante químico com uma textura similar a uma pasta espessa. Ela é feita para barrar os fluídos com os quais entrará em contato -- hidráulico, pneumático ou cáustico. A cola lubrificante pode ser comprada em qualquer loja de ferragem e vem em latas de vários tamanhos com escovas de aplicação, ou ainda pode ser comprada em um tubo. É anunciada não só para selar, mas também para lubrificar as articulações, tornando o desenroscamento uma tarefa fácil.

Fita de teflon

Também chamada de fita de encanador, a fita de teflon vem enrolada em rolos bastante parecidos com os de uma fita adesiva. Como a cola lubrificante, ela é projetada para selar as conexões impedindo vazamentos, porém é um filme elástico que pode ser enrolada em torno delas. Quimicamente é conhecida como politetrafluoretileno (PTFE) e normalmente é de cor branca, mas também tem um código de cores para indicar que o tubo está carregando, por exemplo, verde para oxigênio e amarelo para o gás natural.

Ligações de água

A maioria das residências tem um rolo de PTFE em sua gaveta ou escondida em sua caixa de ferramentas, já que a fita funciona muito bem para quase todas as aplicações residenciais. Das conexões da tubulação de água de plástico em sua pia, passando pela a rosca em seu sistema de irrigação do gramado até as mangueiras do compressor de ar instalado em sua garagem, a fita de teflon faz o trabalho muito bem.

Tubos de gás natural

Se a sua casa tem um secador, fogão, aquecedor ou forno a gás, você terá tubos de aço pesados ​​dentro de suas paredes que levam o gás natural. Essa substância é altamente explosiva e perigosa, em função disso as conexões da tubulação não devem vazar. Rigorosas normas de construção impostas por inspetores locais exigem a tubulação de gás completamente preenchida para ser pressurizado com ar e avaliada por pelo menos 24 horas para ter certeza de que não há vazamentos. Segundo a maioria das normas de construção, a de fita de cor amarela pode ser utilizada para ligações de gás, no entanto, a maioria dos canalizadores, bem como os inspetores, preferem a cola lubrificante porque é mais espessa e, geralmente, sela melhor.

O que usar

Para as tubulações de água, esgotos, compressores de ar e torneiras, PTFE funciona muito bem, desde que seja instalada corretamente, envolvendo as linhas na direção que eles vão virar enquanto se unem. É limpa, prática e simples de usar. A cola lubrificante, por outro lado, é confusa, mas é mais tradicional que a PTFE e alguns estados a exigem para linhas de gás natural no interior da casa. Ambos os produtos funcionam bem, por isso é uma questão de o que você está usando para determinar o que é melhor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível