Cola recomendada para a construção de barcos

Escrito por tony oldhand | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cola recomendada para a construção de barcos
As colas usadas em barcos de madeira precisam ser a prova d'água (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

A construção de barcos é uma especialização da carpintaria, que precisa de colas especiais. Os aspectos de força, longevidade e resistência à degradação pela água foram estudados profundamente por especialistas, que apresentam seus estudos livremente para o público em geral. O uso da cola errada, que se solte com o barco longe da terra, pode ser desastroso. Familiarize-se com o que descobriram e faça escolhas informadas ao escolher uma cola apropriada.

Cola a base de resorcinol

O conselheiro técnico de artigos de madeira John Welsford mostra algumas características da cola a base de resorcinol. Ele diz que ela foi desenvolvida logo após a Segunda Guerra Mundial, e foi muito usada na construção de barcos até a década de 1960, quando foram desenvolvidas as colas a base de epóxi. Ela se torna a prova d'água após sua cura, mas a água a remove antes desta cura. Ela precisa de juntas justas, sem folgas, e pressão forte para curar. Geralmente, essa pressão é aplicada através de grandes presilhas em C ou presilhas para cola.

Cola a base de epóxi

As colas a base de epóxi são de duas partes. Uma resina é misturada a um endurecedor, e ela cura por ação química, e não ao ar, como os outros tipos. Ela é a prova d'água, e é muito usada na fabricação de barcos modernos em madeira. Não requer juntas justas, mas preenche as folgas. Precisa apenas de pressão moderada durante a fase de cura. Há vários modelos diferentes, com tempos de cura diferentes. Use os de cura rápida apenas para trabalhos rápidos. Se for preciso alinhar peças cuidadosamente e usar presilhas para segurá-las, use um modelo de cura mais demorada, como os que levam de um dia para o outro, pois você não quer que a cura ocorra antes das peças estarem na posição correta.

Cola a base de poliuretano

As colas a base de poliuretano, ao contrário das epóxi, são aplicadas diretamente do seu tubo, sem precisar de um endurecedor. Ela requer uma junta justa, e a aplicação de pressão durante o tempo de cura. A "DIY Wood Boat" nota que é preciso usar a umidade para curá-la corretamente, então a madeira deve ser levemente umedecida antes da aplicação da cola nas superfícies que ela unirá. Essas colas são a prova d'água, mas Welsford tem ressalvas quanto à sua força. Ele fez alguns testes de força, e presenciou diversas falhas.

Cola a base de uréia e formaldeído

A cola a base de uréia e formaldeído é uma cola de três partes. Um pó deve ser misturado com água para formar uma pasta. Depois, um ácido é adicionado para iniciar o processo de cura. Welsford diz que é preciso ter juntas justas e alta pressão para que sua adesão seja apropriada. Esta cola deixa uma marca transparente, quase invisível. Ela é resistente à água, mas não completamente a prova d'água, segundo "DIY Wood Boat".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível