×
Loading ...

Colagens na pré-escola

Atualizado em 23 março, 2017

A maioria das crianças em idade pré-escolar adoram projetos de arte. Os professores costumam usar colagens como uma atividade artesanal para ensinar um determinado assunto ao pequenos alunos e incentivar sua criatividade. A colagem é uma imagem feita através da união de várias formas, cores, objetos e outros itens sobre uma folha de papel ou cartolina. Incentive as crianças a serem criativas, criando suas próprias colagens.

Cubra as mesas com jornais antes de iniciar o trabalho (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Cores e formas

Crianças começam a aprender sobre as cores na pré-escola. Para ajudá-las a aprender, faça-as criar colagens usando cores e formas diferentes. Esta atividade funciona bem quando os alunos aprendem uma cor diferente por semana. A cada semana, eles podem fazer uma nova colagem para ajudá-los a lembrar das cores e ensiná-los sobre formas. Escolha uma cor e dê uma folha de papel e cola para cada aluno. Coloque formas já recortadas dessa cor sobre a mesa e deixe-os escolher que formas vão usar em seus projetos. Os alunos vão começar a entender a diferença entre as várias formas e vão se familiarizar com a cor.

Loading...

Colagens com formas de animais

Dê a cada criança uma folha de papel e cola. Faça um determinado animal com as formas recortadas de papel e mostre para elas, pedindo que elas façam o mesmo. Dê a cada criança as formas corretas e oriente-as enquanto elas fazem a colagem, para garantir que estão fazendo da forma correta. Depois que todas as formas forem coladas, a colagem mostrará a imagem de um animal em particular. Por exemplo, use um quadrado para o corpo do animal e um círculo para a cabeça.

Colagem com lã

Ensine as crianças sobre as diferentes formas geométricas e, em seguida, ajude-as a fazer uma colagem com fios de lã. Dê a cada criança uma folha de papel e fale para elas cortarem diferentes pedaços de lã colorida. Depois que a criança cortar um pedaço de fio, faça-a colar no papel, criando a imagem de uma forma em particular, como um quadrado ou um círculo. Fale para elas criarem tantas formas quanto conseguirem.

Colagem com papel manteiga

Dê a cada criança um pedaço de papel encerado. Rale gizes velhos em tigelas para formar diferentes aparas coloridas de cera. Diga às crianças para organizar as aparas em formas, como círculos ou quadrados, na metade inferior dos seus papéis. Quando elas terminarem, dobre o papel e o passe a ferro. O calor do ferro derreterá as aparas, criando uma bela imagem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...