Mais
×

Como colar o braço de uma guitarra Gibson

Atualizado em 18 maio, 2018

O luz solar intensa ou calor fazem com que a madeira do braço da guitarra eventualmente rache devido à fragilidade. Por isso, guardar a sua guitarra Gibson em um suporte ou no case dela afastada da luz solar direta ajudará a manter a integridade da madeira. Ainda, caso tenha uma rachadura no braço da guitarra, é possível reparar isso e evitar os reparos caros das lojas de música.

Instruções

As cordas da guitarra exercem pressão sobre o braço dela (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Toque uma corda e ouça o tom. Gire um pouco a tarraxa da corda no sentido horário ou anti-horário e ouça a variação no tom. Caso o tom esteja muito alto, gire a tarraxa no sentido oposto para afrouxá-lo. Caso seja mais baixo, continue girando-a para afrouxar a corda. Remova a ponta da corda da tarraxa e a outra ponta da ponte com um alicate de bico fino. Repita o processo com as outras cordas.

  2. Esprema uma quantidade boa de cola de madeira para guitarra na ponta de um pincel pequeno. Aplique a cola na fenda e pressione-a até que esteja cheia de cola, ao ponto de haver um excesso de cola na parte externa da fenda.

  3. Coloque toalhas de papel no braço da guitarra para apoiá-la e coloque um grampo G para manter a parte colada junta. Deixe a cola secar por pelo menos 24 horas.

  4. Remova o grampo G e as toalhas de papel da guitarra. Lixe o excesso de cola e área colada com uma lixa de granulação fina. Coloque o encordoamento novamente e afine-o.

Dicas

  • As cordas da guitarra podem afrouxar nos dois sentidos, dependendo do sentido em que elas foram instaladas.
  • Use uma cola específica para guitarras vendidas em lojas de música. Outras colas para atividades domésticas funcionarão apenas por um curto período de tempo.

O que você precisa

  • Alicate de bico fino
  • Cola de madeira para guitara
  • Pincel pequeno
  • Toalhas de papel
  • Grampo G
  • Lixa de granulação fina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article