×
Loading ...

Como colar folhas de isopor

A espuma de poliestireno, muitas vezes referida como isopor em homenagem ao principal fabricante do produto, é um produto à base de plástico que é usado para tudo, de isolamento de casas até projetos de artesanato. Este material multifuncional é bem versátil, porém há apenas uma maneira de colar corretamente as suas folhas.

Instruções

As folhas de poliestireno aderem ao exterior de uma casa para fazer o isolamento (under construction image by Rick Sargeant from Fotolia.com)
  1. Coloque uma folha de isopor na superfície de trabalho, certificando-se de tirar todos os detritos. Para acelerar o tempo de secagem da espuma expansiva, você pode usar o borrifador para umedecer a espuma com água neste momento.

    Loading...
  2. Faça um zigue-zague em um padrão livre de spray de espuma na parte superior na folha, tendo em mente que ele vai se espalhar conforme pressionar o segundo pedaço em cima e vai se expandir ao secar. Mantenha um espaço de 2,5 cm da borda da folha também por esta mesma razão.

  3. Coloque a segunda folha em cima da primeira e da espuma em spray. Note que a espuma vai ser espremida em direção à borda e para fora pelos lados conforme fizer este passo. Não tente limpar o excesso enquanto ainda estiver molhado, pois vai fazer uma bagunça pegajosa.

  4. Repita o processo, acrescentando mais folhas até criar um bloco grande o suficiente para acomodar o objeto que você está tentando criar.

  5. Prenda as folhas com as braçadeiras em "C", usando pedaços de madeira compensada entre o grampo e a espuma para evitar que estrague o isopor. Isto irá impedir que as folhas se separarem quando a espuma se expandir durante o processo de secagem.

  6. Deixe secar. Se já tiver borrifado uma pequena quantidade de água antes de colocar a espuma expansiva, o tempo de secagem será de aproximadamente 30 a 45 minutos. Caso contrário, o tempo será de 90 a 120 minutos.

  7. Apare as partes secas do spray de espuma que infiltraram entre as folhas usando um estilete. Quando estiverem secas, é fácil cortar o excesso.

Loading...

Aviso

  • Não tente usar qualquer outro adesivo para colar as folhas de isopor, pois vai corroê-las, basicamente dissolvendo-as.

O que você precisa

  • Folhas de isopor (número de folhas determinadas pelo tamanho da forma desejada)
  • Latas de espuma expansiva de poliuretano
  • Braçadeiras em "C"
  • Pedaços de madeira compensada
  • Estilete
  • Borrifador cheio de água (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...