Mais
×

Como colar latão e aço

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Latão é um produto feito a partir de uma liga de cobre e zinco comumente usado em objetos de decoração. O latão também é usado em maçanetas, válvulas industriais, engrenagens industriais e outros mecanismos que exigem baixa fricção durante o funcionamento. O aço é feito principalmente de ferro e é a primeira escolha quando se requer rigidez estrutural. Embora a soldagem seja a forma comum de grudar dois metais, um epóxi de dois componentes pode ser usado para uma liga segura e duradoura.

Instruções

Cole latão e aço de forma conveniente na garagem de casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Remova poeira e ferrugem

  1. Remova a poeira ou ferrugem das duas superficies usando palha de aço. Para manchas de ferrugem mais difíceis, aplique uma pequena quantidade de óleo penetrante na palha de aço e continue a limpara a área. Seque a área uma vez que todo o ferrugem tenha sido removido.

    Remova a ferrugem com uma palha de aço (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  2. Encharque um pano com solvente, como álcool desnaturado ou solvente mineral. Esfregue o pano nas duas superfícies para remover qualquer graxa ou outros resíduos que possa comprometer a força de colagem do epóxi. Deixe as duas superfícies secarem completamente.

    Use solvente para remover o ferrugem mais difícil (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  3. Misture os componentes do epóxi de acordo com as instruções da embalagem. Alguns epóxis podem ser comprados pré-misturados, enquanto outros necessitam que a resina e o endurecedor sejam misturados no momento da aplicação. Siga as instruções da embalagem para se obter o máximo desempenho do produto.

    O uso do epóxi pode ser uma alternativa à soldagem (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. Espalhe uma camada fina de epóxi nas superfícies do latão e do aço a serem coladas. Evita aplicar uma camada muito grossa, pois isto resulta em colagem fraca.

    Estalhe o epóxi com uma espátula plástica (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  5. Junte as duas superfícies a serem coladas e mantenha-as bem juntas por vários minutos. Abra a morsa, coloque as duas partes de metal entre as garras e feche-a. A pressão deve ser forte o suficiente para evitar que as partes deslizem mas não muito forte de forma que o epóxi seja expulsado da superfície de colagem.

    Uma morsa ajuda a manter as partes juntas durante a colagem (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  6. Deixe o epóxi endurecer pelo tempo sugerido na embalagem, que geralmente é de 24 horas.

    Espere o epóxi endurecer (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dicas

  • Para se apressar o endurecimento, pode-se aquecer as partes sendo coladas. Um secador de cabelos ou lâmpada forte funcionam bem para este propósito.

Aviso

  • Trabalhe numa área bem ventilada. Alguns epóxis podem emitir vapores irritantes ou nocivos.
  • Não deixe crianças ou animais domésticos perto da embalagem aberta do epóxi.

O que você precisa

  • Palha de aço
  • Óleo penetrante
  • Pano
  • Solvente
  • Epóxi metálico
  • Espátula de plástico
  • Morsa com garras em C
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article