on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como colar a madeira balsa para usar em aviões de controle remoto

Atualizado em 17 abril, 2017

A balsa, uma madeira muito leve comumente utilizada em aeromodelos, requer a utilização de uma cola semi-especializada, bem como de certas técnicas de colagem para garantir que o avião não se desmonte em voo. Os aviões de controle remoto (RC) são colocados sob forças extremas ao voar, e devem ser montados com muito cuidado, para garantir que durem tanto quanto possível. Sempre tome cuidado ao usar essas colas mais fortes, mantendo-as longe de seus olhos e pele.

Instruções

Sem as técnicas corretas de colagem, o avião pode quebrar em voo (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Lixe as bordas da madeira quadrada e plana do avião, onde pretende juntar as peças.

    Loading...
  2. Limpe as bordas. Certifique-se que ambas as superfícies que pretende colar estão livres de qualquer sujeira ou detritos, e que estão tão limpas quanto possível.

  3. Aplique algumas gotas de cola líquida ao longo da borda de uma peça, depois mantenha uma contra a outra. Segure-a contra a peça de acoplamento por um minuto, permitindo que a cola seque.

  4. Pingue uma linha de cola ao longo da costura, onde as duas peças se encontram. Não aplique tanta cola ao começar a pingar, pois isso aumentará o peso e necessitará que ela seja lixada.

  5. Salpique um pouco de bicarbonato de sódio sobre a cola, onde a aplicou. O bicarbonato de sódio funciona como um acelerador, forçando a cola a secar mais rapidamente e tornando-a bem dura.

  6. Lixe a superfície áspera da cola usando um pedaço dobrado de lixa 600 ou 800.

Loading...

Aviso

  • Caso cole um pouco de cola de cianoacrilato em seus dedos acidentalmente, use acetona e um pano macio para limpar.

O que você precisa

  • Lixa
  • Kit de aeromodelo de madeira balsa
  • Cola de cianoacrilato
  • Bicarbonato de sódio

Referências

Loading ...
Loading ...