×
Loading ...

Como saber se um colar de pérolas é verdadeiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não importa se você herdou um colar de pérolas de sua bisavó ou se apenas quer ter certeza de que um joalheiro não está tentando lhe enganar, é possível examinar suas pérolas para saber se são verdadeiras ou não. As pérolas reais são feitas por moluscos com casca, como ostras, e apresentam características que são bastante diferentes das de pérolas falsas, apesar dos dois tipos poderem ter aparências similares ao olho nu. Em apenas alguns minutos você pode ter uma boa ideia se as suas pérolas são verdadeiras ou falsas.

Instruções

Aprenda as diferenças entre pérolas falsas e verdadeiras (Fuse/Fuse/Getty Images)
  1. Examine atentamente suas pérolas se forem velhas. As pérolas reais são naturais e mostrarão sinais de desgaste ao longo do tempo. Se você herdou suas pérolas, você deve poder ver alguns arranhões leves ou um pouco de descoloração nas áreas onde elas mudaram com o contato dos óleos corporais.

    Loading...
  2. Coloque as pérolas em sua boca. Esfregue-a com sua língua e em seus dentes. Uma pérola falsa será perfeitamente lisa, enquanto uma real terá pequenas variações e saliências em sua superfície. Se ela for arenosa e áspera, saberá que é real.

  3. Segure as pérolas em sua mão. As pérolas reais devem ser levemente pesadas, e as falsificações, mais leves. No entanto, essa não é uma regra muito confiável, pois algumas empresas falsificam o peso para fazê-las parecer mais reais.

  4. Leve as pérolas para um avaliador. Embora você possa ter uma noção se suas pérolas são reais ou não, a única maneira de ter certeza é com um avaliador de joias. Ele não só será capaz de lhe dizer se a sua joia é real, mas também saberá lhe informar o seu valor, uma informação necessária caso queira fazer um seguro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...