Mais
×

Como fazer uma colcha com borda de franja

Atualizado em 23 março, 2017

Você pode fazer uma simples colcha de blocos e embelezá-la com uma borda de franja. Personalize a colcha com blocos de tecido e retalhos em cores e padrões que combinem com a decoração da sua casa. Use a colcha acabada como uma coberta para o sofá da sala ou arme a colcha sobre a cama do quarto de visitas para dar aos seus convidados um conforto personalizado. As colchas são fáceis de fazer, mesmo para costureiros novatos, e podem ser concluídas em menos de uma hora.

Instruções

Faça uma colcha de retalhos modesta com quadrados de tecido da mesma cor (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o tecido em sua superfície de trabalho e desenhe um quadrado de 30 cm em um canto. Corte o quadrado com uma tesoura afiada ou um cortador rotativo.

  2. Coloque o quadrado em cima do seu tecido e contorne-o. Recorte o quadrado. Continue até que você tenha 20 quadrados para uma colcha que mede cerca de 120 cm por 150 cm. Você pode cortar quadrados adicionais para fazer uma colcha maior.

  3. Coloque os quadrados em sua superfície de trabalho para formar um retângulo grande. Para a colcha de 120 x 150 cm, coloque quatro quadrados para o lado e cinco para baixo.

  4. Costure os quadrados unindo cada borda adjacente.

  5. Corte um pedaço do tecido de revestimento do mesmo tamanho que os quadrados unidos e coloque os quadrados voltados para cima sobre o lado avesso do forro. Use alfinetes para unir as duas camadas.

  6. Faça um modelo para a borda retalhada da colcha. Desenhe uma linha curva em um pedaço de papel ou papelão de 30 cm de comprimento. Faço o pico da curva a cerca de 10 cm altura. Recorte o molde.

  7. Coloque o molde em um canto da colcha com o pico curvo alinhado com uma borda. Trace em torno do moldo com um pedaço de giz. Mova o molde para o fim da linha e trace outra linha. Continue por todo o caminho ao redor da colcha.

  8. Use a tesoura ou cortador rotativo para cortar em torno das curvas traçadas sobre o tecido.

  9. Use alfinetes para unir as bordas recortadas da colcha novamente e costure com pequenos pontos retos ou em ziguezague em toda a volta das bordas externas para juntar as camadas.

  10. Desenrole o viés de 5 cm de largura e posicione uma borda da colcha entre as camadas do viés. Fixe no lugar com alfinetes. Posicione todo o perímetro da colcha entre as camadas do viés e prenda com alfinetes.

  11. Costure o viés na colcha com uma costura reta na parte da frente e de trás da colcha.

Dicas

  • Você pode reduzir a largura da franja fazendo um modelo menor. Para uma franja com mais pregas, faça o modelo com 5 cm de largura com o pico da curva de 5 cm.

O que você precisa

  • Tecido de sua escolha
  • Tesoura ou cortador rotativo
  • Agulha de costura
  • Fio
  • Tecido de revestimento
  • Papel ou cartão
  • Viés de 5 cm de largura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article